CIIR fortalece ações comprometidas com o cuidado com o meio ambiente em Belém
Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) tem horta na comunidade e a 'Feira Reuse', práticas coletivas e sustentáveis no entorno da instituição
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio da Comissão de Sustentabilidade, realizou, nesta semana, mais uma ação da ‘Horta na Comunidade’, projeto que tem como objetivo promover áreas verdes, incentivar o cuidado coletivo e estimular práticas sustentáveis no entorno da instituição.
Durante a ação de educação ambiental, que integra o ‘Canteiro com a Comunidade’ e ocorreu no bairro do Barreiro, em Belém, foram plantadas hortaliças, como manjericão, cheiro-verde, espinafre e jambu, em pneus personalizados pela oficina de Artes Visuais do CIIR. A parceria entre colaboradores e moradores reforça o engajamento comunitário na preservação dos espaços públicos e na conscientização ambiental.
Desde setembro de 2024, quando as atividades passaram a ocorrer na comunidade, os moradores participaram de diferentes iniciativas, como as oficinas de sabão e sabonete ecológicos.
Os impactos positivos são visíveis ao longo da comunidade onde vive, há 40 anos, a técnica de enfermagem Francileide Pinheiro. Ela relata que o local, às margens do canal São Joaquim, antes era tomado pelo descarte irregular de lixo. “Acompanho e participo das ações da comissão desde o início e, hoje, vejo que esse lugar virou um ponto de convivência, onde idosos se reúnem, descansam e conversam”, contou.
Mesmo com sua rotina, Francileide reserva um tempo para ajudar a manter o espaço organizado, recolhendo lixo e regando as plantas. “É um trabalho de formiguinha, mas é importante que todos tenham consciência e ajudem a preservar. Quando a comunidade abraça, o resultado aparece”, destacou.
Feira sustentável
Além das ações externas, o CIIR promoveu, ainda nesta semana, na instituição, a 11ª edição da Feira Reuse de 2025, iniciativa mensal que envolve usuários, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é incentivar a reutilização, a economia circular e o consumo responsável, valorizando práticas sustentáveis dentro da instituição. De janeiro a novembro, 111 empreendedores participaram da feira, comercializando produtos sustentáveis, artesanais, reaproveitados ou de baixo impacto ambiental.
Entre as visitantes, Leonidia Calliari, usuária da reabilitação visual, aproveitou o intervalo entre atendimentos para conhecer a feira. “Foi muito bom. Verduras orgânicas, roupas boas e bonitas de brechó, atendimento nota 10. Vim para uma consulta, vi a movimentação e me interessei. Comprei duas blusas em bom estado. A feira é uma ótima oportunidade para quem vem se cuidar e encontra utilidades sustentáveis para o dia a dia”, afirmou a dona de casa, que tem baixa visão.
Conexão com a COP30
As ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade ao longo do ano se conectam diretamente com os valores gerados pela COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém. A conferência reforça o papel das cidades amazônicas na construção de soluções climáticas e a importância de iniciativas práticas, locais e contínuas, exatamente como as que vêm sendo implementadas no CIIR.
Para a presidente da Comissão de Sustentabilidade, Denise Morais, o trabalho desenvolvido pela instituição reforça esse compromisso. Ela destaca as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo CIIR ao longo do ano.
“A Feira Reuse incentiva a reutilização e a economia circular, reduz a pressão sobre recursos naturais e diminui a geração de resíduos. Já o Canteiro com a Comunidade promove restauração ecológica, amplia áreas verdes, contribui para a captura de carbono e fortalece a segurança alimentar. Essas ações dialogam diretamente com a COP30, que destaca a necessidade de acelerar iniciativas locais para atingir metas globais.”
A conferência enfatiza a união entre justiça climática, sustentabilidade e participação social. Nesse sentido, as iniciativas do CIIR mostram como instituições públicas podem integrar práticas ambientais ao cuidado em saúde, envolvendo usuários, trabalhadores e moradores do entorno do Centro de Reabilitação.
Referência – O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto de Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR
