Escolas da rede pública e Usina da Paz apresentam projetos e performances na Green Zone
Estudantes, professores e representantes de políticas públicas abordaram temas importantes no ambiente da conferência, como cultura amazônica e protagonismo juvenil
A programação na Green Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), no Pavilhão Pará, em Belém, continua reunindo estudantes, professores e representantes de políticas públicas em apresentações culturais e educativas, que valorizam temas como meio ambiente, cultura amazônica e protagonismo juvenil.
Nesta terça-feira (18), duas escolas estaduais e a Usina da Paz da Cabanagem integraram a agenda dedicada à juventude. As apresentações foram realizadas pelas Escolas Estaduais Renato Pinheiro Conduru e Ayuda Vieira. O roteiro contemplou visita monitorada, recepção pelas equipes da COP e passeio pela área da Green Zone.
Vivência - A diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Carla Reis, destacou a importância pedagógica da participação na conferência. “As crianças e jovens precisam vivenciar esse grande movimento mundial que está acontecendo na cidade deles. Selecionamos escolas com projetos ligados à educação ambiental e cultura, porque isso fortalece o protagonismo estudantil e traz para a prática o que é discutido em sala de aula”, disse a gestora.
A presença das famílias também marcou a programação. Nathalia Garcia, mãe de Ariela Valentina, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Emiliana Sarmento, disse que “foi um prazer enorme estar aqui com minha filha e participar desse evento maravilhoso. Toda a preparação na escola, os ensaios, tudo foi muito bonito. Só tenho a agradecer”.
Ariella também expôs seu entusiasmo com a apresentação. “A gente já estava ensaiando faz tempo. Apresentamos sobre a ararajuba, dizendo que ela não pode ser maltratada. Eu amei participar, e estava muito ansiosa para estar na COP”, contou a estudante.
Quatro escolas foram escolhidas para representar a rede estadual pública de ensin. Na segunda-feira (17), a programação ficou a cargo da Escola de Referência de Educação Infantil Orlando Bittar.
Dança e representatividade - A programação contou ainda com a apresentação do grupo de dança da Usina da Paz da Cabanagem, que retornou ao palco da Green Zone com uma performance baseada em ritmos e elementos amazônicos. A participação reafirma o trabalho cultural desenvolvido nas comunidades pelas Usinas da Paz, que já acumulam premiações em festivais, como o Dança Pará e o Circuito Norte de Dança.
“A apresentação das turmas de Dança e Música das Usinas da Paz representa muito mais do que uma atividade cultural. É a demonstração viva do talento, da sensibilidade e da força das nossas comunidades. Ver esses jovens ocupando um espaço internacional tão importante reafirma o compromisso do Governo do Pará com a inclusão social, a arte e o protagonismo da periferia”, informou a secretária de Estado de Articulação e Cidadania, Elieth Braga.
O representante do Núcleo Estadual da COP30, Fábio Bentes, ressaltou o papel central da juventude na programação. Segundo ele, “estamos trazendo um programa voltado para a juventude do nosso estado. Trabalhamos junto com a Seac, com a Seduc, com crianças, adolescentes e jovens, apresentando o que é a COP e a importância dessa discussão sobre crise climática e mudanças de temperatura. Nos dias 17 e 18, dedicados à juventude pela ONU (Organização das Nações Unidas), realizamos uma programação especial na Green Zone, explicando o que acontece tanto na Blue Zone quanto na Green Zone, e encerrando com apresentações culturais. Essa experiência proporciona às crianças uma vivência única. A consciência ambiental precisa nascer na base. Trabalhar educação climática desde cedo prepara adultos mais conscientes para enfrentar os desafios ambientais do futuro”.
