Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sedap faz pré-lançamento de plataforma tecnológica pioneira na transição agroambiental

A partir do dia 20 de novembro, data de lançamento, o sistema passa a funcionar de forma altamente automatizada

Por Lorena Esteves (SEDAP)
17/11/2025 14h36
Para o secretário da Sedap, Giovanni Queiroz, a nova plataforma vai conectar regularização fundiária, crédito verde e agricultura de baixo carbono

Na vanguarda tecnológica para uma produção de baixo carbono, o Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou, nesta segunda-feira (17), o pré-lançamento do Sicarf ABC+ Pará: um módulo inovador integrado à plataforma Sicarf (Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária), dedicado ao cadastro, monitoramento e certificação de práticas sustentáveis.

O pré-lançamento ocorreu durante o Painel “Governança territorial, inovação pública e agricultura climática: Plano ABC+ na construção de um agro amazônico sustentável”, no Pavilhão Pará da COP30, do qual participaram o secretário de Estado da Sedap, Giovanni Queiroz; o coordenador do ABC+PA da Sedap, Tiago Catuxo; e o co-CEO do Grupo YouX, que desenvolveu a plataforma, Ronan Mendes. A moderação foi do diretor comercial da YouX, Danilus Rebelo​.

Para o secretário de Estado da Sedap, Giovanni Queiroz, a nova plataforma vai conectar regularização fundiária, crédito verde e agricultura de baixo carbono, dando segurança aos agricultores e impulsionando o mercado externo consumidor de produtos cultivados em sistemas agroflorestais.

“Essa ferramenta vem para dar o primeiro passo para que nós possamos implantar áreas realmente produtivas, com uma agricultura agroflorestal, e ao mesmo tempo dar segurança aos pequenos agricultores no imóvel em que está investindo. Isso, sem dúvida, traz para a gente a condição de amanhã termos o selo verde e a condição de comercializar recursos, seguindo as exigências do mundo para aquisição de produtos do agro”, enfatiza.

De acordo com o co-CEO do Grupo YouX, Ronan Mendes, a plataforma se tornou essencial para o monitoramento do ABC+

A plataforma Sicarf ABC+ Pará - É considerada uma solução digital desenvolvida especificamente para dar vida ao Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+ Pará), conectando produtores, técnicos, empresas e governo em um único ambiente digital, trazendo eficiência, transparência e inteligência territorial à execução do Plano ABC+.

De acordo com o co-CEO do Grupo YouX que desenvolveu a plataforma, Ronan Mendes, “o Sicarf, inicialmente focado na regularização fundiária, evoluiu para uma ferramenta de ordenamento territorial, integrando questões fundiárias e ambientais, e se tornou essencial para o monitoramento do ABC+”.

Para o coordenador do ABC+PA da Sedap, Tiago Catuxo, o Plano ABC+ é uma estratégia para uma agricultura mais resiliente

Previsão de lançamento - A partir do dia 20 de novembro, data de lançamento, o sistema passa a funcionar de forma altamente automatizada. O cadastro das práticas sustentáveis poderá ser feito por produtores, técnicos ou empresas diretamente no aplicativo (inclusive offline) ou via web, com georreferenciamento vinculado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As informações são analisadas automaticamente pelo sistema, que cruza dados com diversas bases públicas (MapBiomas, Prodes, ICMBio, Incra, Ibama, Funai). Esse processo gera um laudo preliminar confiável sobre uso do solo e conformidade ambiental. Após vistoria de campo e validação, o Sicarf ABC+ emite certificados digitais de sustentabilidade, reconhecendo oficialmente as propriedades que adotam boas práticas e facilitando seu acesso a créditos verdes, selos e mercados diferenciados.

A moderação foi de Danilus Rebelo​, diretor comercial da YouX, empresa que desenvolveu a plataforma

Sobre o Plano ABC - Segundo o coordenador do ABC+PA da Sedap, Tiago Catuxo, o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), iniciado em 2010 e com metas renovadas para 2020-2030, é uma política nacional que visa promover uma agricultura mais sustentável. “O ABC é uma estratégia Brasil para uma agricultura de baixo carbono e é uma estratégia apresentada em COPs. O ABC foi apresentado na COP de Copenhague e consolidado na COP da França. Então, ele é uma estratégia para uma agricultura mais resiliente e regenerativa, que traz ao palco o agricultor”, explica.

Entre as práticas incentivadas pelo Plano estão a recuperação de pastagens degradadas, sistemas agroflorestais, o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, o plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, irrigação e o manejo de resíduos da produção animal. O ABC+ representa uma oportunidade para o Pará avançar rumo a uma economia de baixo carbono, conciliando produção e conservação.