Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc abre processo seletivo simplificado para professores da Educação Básica

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 17, e seguem até o dia 30 de novembro para formação de cadastro de reserva

Por Ivana Barreto (SEDUC)
17/11/2025 10h50

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado à formação de cadastro de reserva para contratação de professores de nível superior. Os profissionais selecionados vão atuar na Educação Básica, atendendo demandas temporárias e excepcionais nas modalidades Regular, Educação Especial, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola.

A remuneração para a função é composta pelo vencimento-base de R$ 2.302,74, acrescido de gratificações, além de auxílio-alimentação no valor de R$ 1.500,00.

Para se inscrever, o candidato deve realizar cadastro no site da Seduc e apresentar os seguintes documentos: CPF; Carteira de Identidade ou CNH; Certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável; Título eleitoral e comprovante de quitação eleitoral; Carteira de reservista ou comprovante de dispensa (para candidatos do sexo masculino); Comprovante de residência atualizado; Diploma ou documento equivalente que comprove a conclusão da graduação na área pretendida; Histórico acadêmico; Certificados de cursos livres ou de extensão realizados nos últimos cinco anos; Número de E-Social/PIS/PASEP/NIS/NIT; Diploma ou documento equivalente referente à conclusão de pós-graduação (quando informado);Comprovante de qualificação profissional referente aos últimos cinco anos; Comprovante de experiência profissional (CTPS, declaração de tempo de serviço ou contrato com firma reconhecida).

Para candidatos da iniciativa privada, será exigida a apresentação do extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no ato da assinatura do contrato.

A inscrição será concluída somente quando for finalizado o plano de aula cujo tema será “Sustentabilidade e Justiça Climática: perspectivas interdisciplinares para o futuro.”

Etapas do processo seletivo

O PSS será composto por cinco etapas:

Inscrição, de 17 a 30 de novembro, exclusivamente pelo site, acesse aqui.

Análise curricular, via sistema, de caráter classificatório e eliminatório;

Avaliação do Plano de Aula, conforme critérios do edital, etapa eliminatória.

O tema obrigatório para todos os candidatos é: “Sustentabilidade e Justiça Climática: perspectivas interdisciplinares para o futuro.”

Convocação para apresentação de documentação original e assinatura do contrato, etapa eliminatória;

Prova prática para a função de Professor de Educação Especial – Libras, etapa eliminatória. 

Cronograma

17 a 30/11/2025 – Inscrições

03/12/2025 – Resultado preliminar

04/12/2025 – Interposição de recurso

08/12/2025 – Resultado do recurso

11/12/2025 – Resultado preliminar da Análise Curricular

12/12/2025 – Interposição de recurso

16/12/2025 – Resultado do recurso

19/12/2025 – Resultado da análise do Plano de Aula

22/12/2025 – Interposição de recurso

29/12/2025 – Resultado final

A partir de 29 de dezembro, os candidatos aprovados serão convocados para apresentação dos documentos. Na mesma data, candidatos à vaga de Professor de Educação Especial/Libras também poderão ser chamados para realização da prova prática.

O edital completo está disponível, aqui.