Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Lacen é referência em exames para diagnosticar lesões de colo de útero

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/07/2015 10h33

O Laboratório Central do Estado (Lacen) é referência em exames que revelam lesões de colo de útero, que podem mostrar os primeiros sinais do câncer, uma recomendação do Ministério da Saúde para mulheres com idades entre 25 e 64 anos e que deve fazer parte do atendimento de saúde básica de cada município. Em 2014, o Lacen analisou 30 mil lâminas de 38 municípios, das mais diversas regiões paraenses, e se mantém como o único laboratório público do Pará a obedecer todos os requisitos exigidos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo o Inca, o Pará deve registrar entre os anos de 2014 e 2015 cerca de 830 casos de câncer de colo de útero, 260 em Belém. Quando diagnosticada precocemente, a paciente pode ter 90% de chance de cura sem sequelas do tratamento. A lesão uterina pode ter várias origens, como bactérias , fungos e vírus, sendo  mais comum o vírus do HPV.

“Verificamos vários tipos de agentes nas lâminas que são enviadas ao laboratório, e o HPV é um dos mais recorrentes, por isso a importância do exame e do diagnóstico correto. Um dos diferenciais dos exames feitos no Lacen é que este é o único laboratório púbico no Pará que faz a metodologia chamada de ‘meio líquido’, que auxilia na análise de lâminas mais exatas”, explica a chefe da Divisão de Biologia Médica do Lacen, Patrícia Sato Barros.

O meio líquido ou citologia líquida torna a leitura e confecção das amostras mais claras e eficazes. A coleta do material das pacientes é enviada em um recipiente contendo um conservante, para manter a integridade celular. Ao chegar ao Lacen é confeccionada a lâmina em um equipamento específico, para posterior análise.

“Com este processo, o número de amostras rejeitadas por esfregaço purulento e hemorrágico diminuiu, pois o aparelho filtra este tipo de artefato, tornando assim a leitura mais exata”, explica Ana Nízia Aragão, farmacêutica bioquímica do Lacen.

O exame enviado pelos municípios ao Laboratório Central é o Preventivo de Câncer de Colo de Útero (PCCU). O Lacen colabora com o trabalho recebendo amostras de 38 municípios do Pará. Entre os que mais enviaram amostras para análise em 2014 estão Portel, Abaetetuba, Salinópolis e Igarapé-Açu.

“Os municípios nos encaminham a solicitação de exames. Avaliamos e depois recebemos as amostras. Então são feitas as análises, e os resultados são entregues em até 30 dias. O tempo de entrega dos exames, a produção de lâminas (15 mil por ano) e o índice de exames positivos nos mantêm entre os indicadores de qualidade exigidos pelo Inca e pela Portaria 3.388, da QualiCito (Qualificação Nacional em Citopatologia), do Ministério da Saúde, para prevenção do câncer do colo do útero”, explica a farmacêutica bioquímica Cristiane Shibata.