Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR
English Version

Emater participa de painéis da COP 30 e reafirma compromisso com a agricultura familiar durante agenda global do clima

Empresa de ater pública também irá lançar aplicativo para facilitar acesso no atendimento ao pequeno produtor em todo o estado

Por Fabricio Nunes (EMATER)
07/11/2025 15h48

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) vai participar de diversos painéis na Green Zone e na Agri Zone (Arena Agri Talks), na Embrapa, durante a programação da COP 30 (30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas), entre os dias 10 e 21 de dezembro, além de programações externas durante todo o evento.

No Pavilhão Pará, dia 10, a empresa pública apresenta painel sobre “Bioinsumos Amazônicos: Convertendo Resíduos Orgânicos em Produtividade para Hortirutíferas - compostagem de resíduos orgânicos de comercialização de hortifrutigranjeiros”, com o engenheiro agrônomo e extensionista rural Antônio Carlos, do Escritório Local da Emater em Santa Bárbara do Pará. 

Já no dia 14, o painel de destaque será “Mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais como Estratégia para Transição à Economia de Baixo Carbono”, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e será apresentado pela coordenadora de Operações (Coper), da Emater-Pará, Camila Salim.

Segundo a engenheira ambiental e mestre em ciências ambientais, o mecanismo de pagamento por serviços ambientais surgiu através de um projeto piloto, que valoriza o território sustentável e pode gerar renda para os agricultores familiares, conservando a natureza e seus recursos naturais. 

“O Estado reconhece os benefícios que esses agricultores são capazes, ao utilizar as práticas de conservação ambiental, de recuperação de suas áreas degradadas. E a Emater, que já está no dia a dia com o agricultor familiar, fortalece essas práticas, incentivando-os a aderir a esse projeto piloto, para que diminua o desmatamento e aumente a demanda de implementação de projetos de recuperação de áreas degradadas, de Sistemas Agroflorestais (SAFs), gerando renda para esse agricultor familiar e mantendo a floresta em pé”, esclareceu.

Povos tradicionais - No dia 15, o debate será voltado para povos tradicionais com o tema "Ater Indígena na Região do Planalto Santareno: Uma experiência pioneira”, que vai destacar as diversas iniciativas e resultados de ações voltadas para povos indígenas atendidos pela Emater na região e será ministrado pelos extensionistas rurais Ângela de Jesus, Keyse Costa, Nívea Araújo e Elton Ferreira, do Escritório Local da Emater em Santarém.

No dia 18, três painéis ganham destaque durante a programação. O primeiro será sobre “Regularização Ambiental da Agricultura Familiar” e vai debater pontos importantes sobre as bases políticas socioambientais e produção sustentável na Amazônia. Novamente, outro painel voltado para povos tradicionais, no mesmo dia, a Emater vai apresentar “Territórios Vivos: O Cadastro Ambiental Rural para Povos e Comunidades Tradicionais como Ferramenta de Sustentabilidade e Justiça Climática na Amazônia”. Ambos os painéis serão apresentados pelo coordenador do Núcleo de Geotecnologias da Emater-Pará, Jamerson Viana.

Agri Zone - A Emater-Pará também irá participar de painéis na Agri Zone e Espaço Consórcio Amazônia Legal (CAL), com apresentações do "Projeto de Soberania Alimentar para Amazônia Legal”, "Dinâmica da Paisagem da Região Metropolitana de Santarém”, “Segurança Alimentar: Inovação e Inclusão Socioprodutiva de Agricultores Familiares no Estado do Pará - Experiências Exitosas do Programa Fomento Rural”, “Projetos Socioprodutivos e Linhas de Financiamento em Territórios Quilombolas”, entre outros painéis.

Inclusão digital - Entre os destaques nas duas áreas está a realização do I Fórum Internacional de Agricultura Familiar: Painel Ater e Crédito Rural, com a apresentação do aplicativo Sisater Pai D`égua. 

O Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater) é um sistema constituído por diversos módulos contendo informações sobre beneficiários, organizações sociais, unidades de produção, registro das atividades, crédito rural, entre outros. Mas a partir de agora poderá ser usado na palma da mão. 

“Esse aplicativo servirá como instrumento facilitador e tecnológico para alimentar o nosso sistema de informações sobre o agricultor familiar, e todas as atividades e assistência que recebeu, possibilitando gerar declarações que normalmente são utilizadas por eles na aposentadoria, comprovando suas atividades, e isso facilitará ainda mais o acesso ao crédito rural, entre outros benefícios, além de promover comunicação direta aos escritórios locais para agendamento de suas atividades permitindo inclusão digital”, explicou Cristiane Corrêa, coordenadora Técnica da Emater-Pará.