Estado assegura fortalecimento da agricultura indígena e tradicional em Tucuruí
Cerca de 138 agricultores indígenas da etnia Assurini e 25 agricultores quilombolas participaram de palestras e atividades voltadas ao aprimoramento da produção e comercialização dos alimentos
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou o encontro dos agricultores dos povos e comunidades tradicionais, na quarta-feira (05), no município de Tucuruí, região dos Carajás. A ação teve como objetivo fortalecer a agricultura indígena e tradicional, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das principais políticas públicas de incentivo à agricultura familiar no Estado do Pará.
A ação, promovida pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), da Seaster, reuniu cerca de 138 agricultores indígenas da etnia Assurini e 25 agricultores quilombolas, que participaram de palestras e atividades voltadas ao aprimoramento da produção e comercialização dos alimentos.
O evento contou com a presença de importantes parceiros institucionais, como a Emater, Banco da Amazônia, Funai, e prefeitura de Tucuruí, que reforçaram o seu compromisso de forma conjunta com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades tradicionais.
Durante as capacitações, foram abordados os temas voltados para a valorização da agricultura tradicional, que visa qualificar os produtores locais, além de promover a importância do PAA na região.
“O Estado, por meio da Seaster, atua de forma sustentável e eficiente para que todos os povos sejam alcançados com os principais e importantes programas de desenvolvimento, aliando ações e diálogos, em prol da ampliação de fomento em todas as regiões do Pará", ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
