Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Postos de Atendimento Médico começam a atender visitantes e moradores de Belém

Sespa comunica que unidades móveis estão instaladas em frente à Estação das Docas e Mercado de São Brás

Por Roberta Vilanova (SESPA)
08/11/2025 20h11
Os Postos têm atendimento médico e odontológico e equipe multiprofissional, e vão manter os serviços até 22 de novembro

Já estão em funcionamento os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Um está instalado no Mercado de São Brás e outro no entorno do Ver-o-Peso e Estação das Docas usando unidades móveis.

Os Postos contando com atendimento médico e odontológico e equipe multiprofissional, e vão permanecer até o dia 22 de novembro nesses locais. A finalidade é oferecer atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade aos participantes dos diversos eventos relacionados à COP30  e à população, em geral.

Sespa reitera que os Postos garantem atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade

Dona Joana de Souza, autônoma de 66 anos de idade, foi uma das pessoas atendidas no PAM da Estação das Docas. Ela estava indo para o aeroporto quando viu a unidade e entrou.  Ela avaliou como positiva a instalação do posto durante a COP30. “Eu me sinto privilegiada em receber esse atendimento”, comentou, depois de ter a pressão arterial aferida.

Maynara Amador, de 30 anos, cozinheira, moradora de Mosqueiro, depois de fazer compras no centro comercial, levou a sua filha Ketellen de 13 anos e sua mãe Raquel para atendimento. Ketellen tem sentido dores no peito e se cansado com facilidade, enquanto a sua avó estava com um problema odontológico.  “Temos muita dificuldade de conseguir consulta em Mosqueiro, então foi muito bom encontrar esta unidade aqui”, disse.

Outros postos - O próximo PAM a funcionar estará na Aldeia COP, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (antigo NPI), na Avenida Perimetral, a partir do dia 8 de novembro para dar apoio aos indígenas.

Os PAMs das Usinas da Paz vão começar a funcionar a partir do dia 10 de novembro. De 10 a 23 de novembro, também haverá um Posto de Atendimento Médico no Mirante da UFPA, voltado à Cúpula dos Povos. Além dele, de 11 a 16 de novembro vai funcionar um posto no alojamento dos participantes da Cúpula, na Avenida Alcindo Cacela; e um outro de apoio à Cúpula das Infâncias, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (ICSA), de 10 a 16 de novembro.

Segundo a diretora técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Carla Figueiredo, os PAMs oferecem atendimento de urgência de baixa complexidade para participantes dos eventos ligados à COP30, visitantes e população em geral que necessitem de assistência emergencial. “Se houver necessidade, o usuário é encaminhado para outras unidades de saúde, para atendimento especializado”, explicou a diretora.

Todos os atendimentos são registrados em um aplicativo para acompanhamento do Centro o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que tem o objetivo de monitorar a saúde durante a COP30.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e contam com a atuação de servidores do programa “Saúde Por Todo o Pará” e de várias diretorias da secretaria, incluindo a de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais), a de Vigilância em Saúde (DVS), a de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS) e o 1º Centro Regional de Saúde.