Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado entrega kits esportivos para participação no Torneio de Futebol e Cidadania 2025

Em parceria com o Ministério do Esporte, o Governo do Pará repassou a 42 municípios bolas, redes, uniformes e outros materiais necessários à competição

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
05/11/2025 20h45

Na manhã desta quarta-feira (5), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou kits esportivos para 42 municípios que participarão do Torneio de Futebol e Cidadania do Pará 2025. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério do Esporte, visa incentivar o esporte amador e promover inclusão social por meio do futebol.

Secretário Cássio Andrade durante a entrega dos kits esportivos

O projeto envolve cerca de 3 mil atletas, entre 18 e 40 anos, em disputas de futebol de campo, realizadas de 14 a 28 de novembro, nos municípios contemplados. Os kits contêm bolas, redes, uniformes e outros materiais esportivos, que garantem estrutura para a competição.

Lazer e inclusão - O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou o impacto do projeto na valorização do esporte e no fortalecimento das comunidades locais. “O Torneio de Futebol e Cidadania é uma ação que vai além do campo. Ele resgata a paixão pelo esporte, movimenta os municípios e cria oportunidades para que novos talentos possam surgir. O Governo do Pará, junto com o Ministério do Esporte, tem o compromisso de democratizar o acesso ao esporte, levando inclusão, lazer e desenvolvimento social para todas as regiões do Estado”, afirmou o titular da Seel.

Os municípios contemplados são Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Tomé-Açu, Vigia de Nazaré, Castanhal, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Irituia, Salinópolis, São João de Pirabas, Augusto Corrêa, Ourém, Bonito, Marapanim, Magalhães Barata, Igarapé-Açu, Jacundá, Conceição do Araguaia, Redenção, Pau D’Arco, Xinguara, Rio Maria, Anajás, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Melgaço, Portel, Curralinho, Gurupá, Oeiras do Pará, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri, Mocajuba, Paragominas, Dom Eliseu, Mãe do Rio, Aurora do Pará e São Domingos do Capim.

Paulo Cardoso: apoio do Estado garante condições às atividades esportivas

Torneio competitivo - Paulo Cardoso, vice-presidente de Esporte da Liga Municipal de Salvaterra (no Arquipélago do Marajó), ressaltou a importância da entrega dos kits para o fortalecimento do esporte no interior. “Esses materiais chegam em um momento muito importante. No interior, muitas vezes faltam recursos para manter as atividades esportivas ativas. Com o apoio do governo do Estado, via Seel, poderemos oferecer melhores condições aos nossos atletas, e fazer um torneio bonito e competitivo”, ressaltou.

Antônio Souza, do Grupo Amigos do Esporte Bonitense (Gaeb), do município de Bonito (nordeste paraense), também destacou a importância da iniciativa e a expectativa para o torneio. “A gente fica muito feliz com esse incentivo. O futebol é mais que um esporte; é uma forma de unir as pessoas e transformar vidas. Estou ansioso para levar aos nossos atletas esses kits”, disse Antônio.

O Torneio de Futebol e Cidadania do Pará 2025 reforça o compromisso do Estado em valorizar o esporte amador, promover integração regional e estimular o desenvolvimento social, transformando o futebol em uma ferramenta de inclusão e cidadania em todo o território paraense.