Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE
English Version

Hospital de Clínicas recruta mais de 300 doadores em ação que teve parceria do Hemopa

Com o tema “Ancestralidade pulsa em cada doação”, ação alusiva à COP30 reforça a conexão entre solidariedade, sustentabilidade e a força dos povos da Amazônia

Por Lucila Pereira (HC)
05/11/2025 17h56

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou, nesta terça (4) e quarta-feira (5), mais uma campanha de doação de sangue. A iniciativa, que integra o calendário anual de ações do hospital, fez com que colaboradores, pacientes e voluntários se unissem em um gesto de solidariedade e cuidado com a vida.

Com o tema “Ancestralidade pulsa em cada doação”, a campanha destacou a conexão entre solidariedade, meio ambiente e a força dos povos da Amazônia, em referência à COP30, que acontecerá em Belém, na próxima semana.

Segundo a presidente da Comissão de Captação de Sangue do HC, a psicóloga Aline Rodrigues, esta foi a terceira campanha do ano e a quadragésima realizada pela instituição em parceria com o Hemopa. “Alcançamos a marca de 322 doadores, e nossa meta é garantir que nenhum paciente fique sem sangue. Quem não puder participar da coleta no hospital pode procurar qualquer unidade do Hemopa e doar informando o código do HC: 467”, destacou Aline.

A presidente da Comissão de Captação de Sangue do HC, Aline Rodrigues, celebrou a 40ª campanha de doação e reforçou a importância da solidariedade

Ela completou ainda que a equipe preparou um ambiente acolhedor e festivo para os doadores. “Teve vatapá, tacacá e toda uma equipe humanizada. Doar sangue é um ato cívico e uma forma linda de contribuir como cidadão paraense e cidadão do mundo”, ressaltou.

Durante a ação, as crianças da pediatria do HC também participaram com um gesto simbólico de gratidão: elas entregaram barquinhos de papel aos doadores, representando o agradecimento de quem é diariamente beneficiado por esse ato de amor e solidariedade.

As crianças da pediatria do HC entregaram barquinhos de papel aos doadores como forma de agradecimento

Para a assistente social Betânia Mourão, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, o ato de doar sangue é um gesto universal que salva vidas e precisa ser contínuo. “A doação de sangue é transversal, ela contempla a vida. Precisamos sensibilizar mais pessoas para estarem conosco nessa luta. Essa parceria com o HC é fundamental, principalmente por atender pacientes cardíacos e renais, que necessitam de um estoque sempre abastecido”, ressaltou.

Betânia Mourão, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, ressaltou que doar sangue é um gesto contínuo de amor ao próximo

Entre os doadores, histórias de gratidão também marcaram os dois dias de campanha. Alcione Amorim, de 60 anos, veio de Minas Gerais para o casamento do filho e acabou vivenciando um momento de recomeço no HC. “Meu marido infartou e foi atendido aqui com muito carinho. Desde os médicos até a equipe da limpeza, todos foram maravilhosos. Doar sangue é o mínimo que posso fazer como forma de agradecimento. Meu sangue é O negativo e eu quis doar para retribuir tudo o que recebi”, contou, emocionada.

A mineira Alcione Amorim doou sangue em forma de gratidão após o marido ser atendido no HC

O servidor do HC, Wilson Brito, é doador frequente e reforça a importância do gesto. “É importante doar porque ajuda a salvar vidas. Muitas vezes o hospital precisa de doações para manter o estoque e garantir o atendimento. Sempre que tem campanha, eu participo”, disse.

O servidor Wilson Brito participa das campanhas sempre que pode

Quem pode doar sangue
Quem quiser doar pode procurar uma das unidades do Hemopa em todo o Estado e informar o código 467, correspondente ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter dormido pelo menos seis horas;
- Estar alimentado, evitando gorduras nas três horas anteriores;
- Apresentar documento com foto (físico ou digital);
- Homens podem doar até vezes vezes ao ano (intervalo mínimo de 60 dias); mulheres, até 3 vezes (intervalo de 90 dias).

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)