Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS E CIDADANIA
English Version

Usinas da Paz de Belém terão funcionamento especial durante o período da COP 30

O objetivo é garantir que os complexos do Governo do Estado continuem atendendo as comunidades durante os eventos internacionais de grande relevância

Por Matheus Rocha (SEAC)
05/11/2025 14h06

As Usinas da Paz localizadas em Belém terão alterações em seus horários de funcionamento e programações a partir desta quinta-feira (6), em virtude da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e da Cúpula do Clima.

O objetivo das alterações é garantir que os complexos de cidadania do Governo do Estado continuem atendendo as comunidades durante a realização dos eventos internacionais de grande relevância, que demandam ações organizacionais para assegurar a mobilidade urbana e a segurança na capital paraense.

Cúpula do Clima – Nos dias 6 e 7 de novembro, durante a realização da Cúpula do Clima, as sete Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Bengui, Cabanagem, Terra Firme, Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba) não funcionarão, em virtude do ponto facultativo estabelecido pelo Decreto Estadual nº 5.015, de 4 de novembro de 2025.

As demais Usinas da Paz, localizadas nos municípios do interior do Estado, funcionarão normalmente, de acordo com as programações de cada unidade.

COP30 – O funcionamento das Usinas localizadas em Belém também terá alterações entre os dias 10 e 21 de novembro, durante o período de realização da COP30.

Nesse período, as Usinas da Paz Cabanagem, Bengui, Guamá e Terra Firme permanecerão abertas ao público, oferecendo cursos de culinária, costura e moda, e tecnologia, promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Os ginásios esportivos das unidades também estarão disponíveis para uso das comunidades, assim como as áreas externas dos complexos, conforme a organização estabelecida pelos gestores de cada unidade.

Já a Usina da Paz Jurunas/Condor, também na capital, ficará fechada ao público até o dia 21 de novembro. O espaço do complexo está sendo utilizado para a montagem de um hospital de campanha, que reforçará o atendimento de saúde durante o evento internacional.

As Usinas de Ananindeua, Marituba e dos demais municípios do interior do Estado permanecerão abertas e funcionando normalmente, de acordo com as programações locais.

“A COP30 é um momento histórico para o Pará e para o Brasil, e as Usinas da Paz fazem parte desse processo de transformação social e ambiental. Estamos adaptando nossas programações para garantir que a população continue sendo atendida e, ao mesmo tempo, participe desse grande evento com segurança e organização”, afirmou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Serviço – Para mais informações sobre as alterações de horários e acesso às programações de cada Usina da Paz, basta acessar a página oficial no Instagram: @usinasdapaz