Usinas da Paz de Belém terão funcionamento especial durante o período da COP 30
O objetivo é garantir que os complexos do Governo do Estado continuem atendendo as comunidades durante os eventos internacionais de grande relevância
As Usinas da Paz localizadas em Belém terão alterações em seus horários de funcionamento e programações a partir desta quinta-feira (6), em virtude da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e da Cúpula do Clima.
O objetivo das alterações é garantir que os complexos de cidadania do Governo do Estado continuem atendendo as comunidades durante a realização dos eventos internacionais de grande relevância, que demandam ações organizacionais para assegurar a mobilidade urbana e a segurança na capital paraense.
Cúpula do Clima – Nos dias 6 e 7 de novembro, durante a realização da Cúpula do Clima, as sete Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Bengui, Cabanagem, Terra Firme, Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba) não funcionarão, em virtude do ponto facultativo estabelecido pelo Decreto Estadual nº 5.015, de 4 de novembro de 2025.
As demais Usinas da Paz, localizadas nos municípios do interior do Estado, funcionarão normalmente, de acordo com as programações de cada unidade.
COP30 – O funcionamento das Usinas localizadas em Belém também terá alterações entre os dias 10 e 21 de novembro, durante o período de realização da COP30.
Nesse período, as Usinas da Paz Cabanagem, Bengui, Guamá e Terra Firme permanecerão abertas ao público, oferecendo cursos de culinária, costura e moda, e tecnologia, promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Os ginásios esportivos das unidades também estarão disponíveis para uso das comunidades, assim como as áreas externas dos complexos, conforme a organização estabelecida pelos gestores de cada unidade.
Já a Usina da Paz Jurunas/Condor, também na capital, ficará fechada ao público até o dia 21 de novembro. O espaço do complexo está sendo utilizado para a montagem de um hospital de campanha, que reforçará o atendimento de saúde durante o evento internacional.
As Usinas de Ananindeua, Marituba e dos demais municípios do interior do Estado permanecerão abertas e funcionando normalmente, de acordo com as programações locais.
“A COP30 é um momento histórico para o Pará e para o Brasil, e as Usinas da Paz fazem parte desse processo de transformação social e ambiental. Estamos adaptando nossas programações para garantir que a população continue sendo atendida e, ao mesmo tempo, participe desse grande evento com segurança e organização”, afirmou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Serviço – Para mais informações sobre as alterações de horários e acesso às programações de cada Usina da Paz, basta acessar a página oficial no Instagram: @usinasdapaz
