Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pará encerra outubro de 2025 registrando o melhor mês da série histórica

No comparativo com outubro de 2018, a redução atingida em outubro de 2025 chega a 58% em Crimes Violentos Letais

Por André Macedo (SEGUP)
01/11/2025 16h44

Segundo o levantamento divulgado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Pará registrou redução em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, no décimo mês do ano em todo o Estado. Segundo os dados apresentados neste sábado (1º), no ranking dos meses de outubro, o de 2025 lidera com o menor número de registros. No comparativo com outubro de 2018, a redução atingida em outubro de 2025 chega a 58% em CVLI. 

“É com grande satisfação que apresentamos os resultados de outubro de 2025. Este mês marca um ponto de inflexão na segurança pública do Pará, com a menor taxa de criminalidade já registrada entre os meses de outubro em nossa série histórica. Essa conquista não é um evento isolado, mas o resultado direto de um planejamento estratégico rigoroso, da dedicação incansável de nossas forças policiais e do investimento contínuo em tecnologia e inteligência. Outubro de 2025 representa um novo paradigma, demonstrando que, com compromisso e estratégia, podemos construir um Pará mais seguro para todos”, afirmou titular da Segup, Ualame Machado.

Redução em outubro - Segundo os dados divulgados pela Siac, de 1° e 31 de outubro de 2025, foram registradas 144 ocorrências de CVLI no Estado, enquanto que no mesmo período de 2018, foram computados 340 casos, o que aponta a redução de aproximadamente 57,65%. Se comparado ao ano anterior, que computou 153 casos, a variação chega a 6%. Os números apontam ainda que na linha histórica, desde 2010, este foi o melhor mês de outubro, no que diz respeito ao menor número de Crimes Violentos Letais no mês. 

Os casos de homicídios tiveram queda de 60,25% em todo o Estado, ao serem registrados, respectivamente, 322 e 128 casos, no mês de outubro dos anos de 2018 e 2025. 

“Este marco histórico é um tributo à coragem e ao profissionalismo de cada policial, investigador e agente de segurança que diariamente arrisca sua vida para proteger a nossa população. Agradeço a cada um por sua dedicação. Nosso compromisso agora é consolidar essa tendência de queda, intensificando nossas ações de prevenção e repressão ao crime, e garantindo que a segurança pública seja sempre a prioridade máxima da nossa gestão. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que cada cidadão paraense se sinta seguro em sua casa, em sua comunidade e em todo o nosso estado”, finalizou Ualame.

*Mais reduções -* No acumulado de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 1.527 casos de CVLI no Estado, comprovando uma redução de 55,58% se comparado ao mesmo período de 2018, quando foram computados 3.438 casos, o que representa a preservação de 1.911 vidas em números absolutos. Levando em consideração o comparativo com o mesmo período do ano de 2024, que computou 1.632 casos de CVLI, houve uma redução de 6,43% nos crimes violentos.

Em relação ao número de homicídios registrados em dez meses de 2025, o Pará apresentou redução de 56,60% ao comparar o mesmo período entre os anos de 2018 e 2025, que registraram, respectivamente, 3.184 e 1.382 ocorrências de homicídios. 

Investimentos – Em outubro, de uma única vez, o Governo do Pará realizou a maior entrega de segurança pública da história. O investimento, no valor de mais de R$ 50 milhões, tem como objetivo fortalecer e incrementar a frota dos órgãos do Sistema de Segurança que já serão utilizados durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém, neste mês de novembro. 

Os recursos dos investimentos somam o total de R$ 53.309.322,59, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), vinculados à Segup, além de convênios com o Governo Federal, vinculados à Segup. Dentre os órgãos contemplados com os novos equipamentos estão as Polícias Civil, Polícia Militar e Polícia Científica Estado (PCEPA), além do Corpo de Bombeiros Militar e a Segup.