Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA
English Version

Porto de Outeiro é entregue e reforça a logística da COP30 em Belém

Helder Barbalho participa do ato com o presidente Lula; estrutura receberá dois transatlânticos que vão hospedar 5 mil participantes e deixa legado permanente ao turismo de cruzeiros no Pará

Por Arthur Sobral (SECOM)
01/11/2025 13h19

A nove dias da abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Governo do Pará participou neste sábado (1º) da entrega do novo Porto de Outeiro, em Belém. A estrutura, localizada no distrito de Outeiro, está preparada para receber dois navios transatlânticos com capacidade de hospedagem para até 5 mil participantes da conferência, reforçando a logística do evento e deixando um legado permanente à infraestrutura turística e portuária do estado.

A agenda de entrega contou com a presença do governador Helder Barbalho e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua fala, o chefe do Executivo estadual destacou o conjunto de investimentos realizados na capital para garantir a plena operação da COP30 e a transformação da cidade a partir de obras estruturantes.

“Belém está avançando para, nesta reta final, estar com todos os equipamentos prontos para bem receber aqueles que participarão da COP e, principalmente, com legados extraordinários que nos permitem avançar na infraestrutura da cidade. Após a COP, quatro novos cruzeiros passarão a utilizar esse espaço. Além disso, temos o aeroporto, que dobrou sua capacidade receptiva, o BRT Metropolitano com 265 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi. Portanto, diversas agendas entregues, colocando a Região Metropolitana e a capital em uma condição muito melhor”, afirmou Helder Barbalho. 

Com execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o projeto modernizou e ampliou a infraestrutura portuária: foram construídos 11 dolphins, instaladas 10 pontes metálicas e o píer passou de 261 para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da anterior. O investimento estimado é de R$ 233 milhões, com frentes de trabalho 24 horas e conclusão em cerca de seis meses, gerando 745 empregos diretos e indiretos. As melhorias posicionam Outeiro como novo polo logístico metropolitano e ampliam a capacidade de movimentação de granéis e carga geral na Amazônia Oriental.

Mobilidade reforçada com a Ponte de Outeiro

Entregue recentemente pelo governador Helder Barbalho, a nova Ponte de Outeiro integra o pacote de infraestrutura para a COP30 e já impacta diretamente a operação logística do evento. Com a estrutura em pleno funcionamento, o trajeto dos ônibus Exclusivo COP30 entre Outeiro e o Parque da Cidade será reduzido em aproximadamente 40 minutos, garantindo mais fluidez, previsibilidade e segurança no deslocamento dos credenciados.

Legado - Além de atender a operação específica da COP30, a nova estrutura amplia a atracação e o escoamento de cargas, com cais moderno, berços de atracação, retroárea pavimentada e pátios de armazenagem. O avanço fortalece a matriz de exportação paraense e estimula o desenvolvimento urbano e turístico de Outeiro, criando ambiente favorável a novas atividades econômicas e ao turismo fluvial e marítimo na região.