Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil prende em flagrante dois homens por extorsão mediante sequestro e associação criminosa

A ação da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Antissequestro esclarece crime ocorrido na última segunda-feira (27), contra idoso de 82 anos, em Ananindeua

Por Milena Sabrina (PC)
31/10/2025 14h11

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Antissequestro (DRRBA), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), prendeu em flagrante dois homens pelos crimes de extorsão e associação criminosa. A prisão ocorreu após a equipe policial tomar conhecimento do crime ocorrido na noite da última segunda-feira (27), em Ananindeua, tendo como vítima um idoso de 82 anos.

O delegado Augusto Potiguar, titular da DRCO, explicou que, durante as diligências investigativas, foi constatada a continuidade das práticas criminosas sofridas pela vítima, desta vez por meio de extorsões subsequentes praticadas por um dos presos, que mantinha relação de amizade com a vítima. “O investigado vinha ameaçando e exigindo valores da vítima sob o pretexto de ter contraído empréstimos no valor de R$ 100 mil com agiotas, quantia que, segundo ele, teria sido usada para o pagamento do resgate relacionado ao sequestro. Durante as apurações, verificou-se, ainda, que o investigado foi um dos autores intelectuais do crime de extorsão mediante sequestro ocorrido na última segunda-feira”, destacou.

Com base nas informações obtidas, as equipes deslocaram-se até Castanhal e localizaram o investigado no momento em que se dirigia a Ananindeua, onde pretendia repassar parte do valor recebido da vítima a outro integrante do grupo criminoso.

“Durante a abordagem, o criminoso confessou sua participação nos crimes investigados, admitindo ter recebido valores em sua conta bancária oriundos de transferência feita pela vítima. Inicialmente, alegou que exigia os valores para quitar uma dívida com agiotas, referente a um empréstimo feito para pagar o resgate da vítima, versão que posteriormente foi desmentida. Ele reconheceu que se tratava de uma mentira para obter vantagem financeira indevida, comprometendo-se a repassar parte do valor aos demais comparsas”, afirmou o delegado Felipe Castro, da DRRBA.

Em continuidade às diligências, o primeiro indivíduo informou que se encontraria com outro homem para repassar parte do dinheiro. As equipes localizaram o segundo envolvido, que também confessou sua participação no crime de extorsão e sequestro, atuando como guarda da vítima no cativeiro e estando em posse de informações relevantes para o prosseguimento da investigação.

Os presos foram encaminhados à sede da DRCO, onde foram lavrados os autos de prisão em flagrante pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Eles permanecem à disposição da Justiça.

Texto: Jacqueline Costa, estagiária, sob supervisão de Milena Sabrina