Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospitais estaduais realizam mais de 400 mamografias e agendamentos para mulheres

Iniciativa pelo Dia D da Mamografia integrou as ações de saúde do Outubro Rosa

Por Governo do Pará (SECOM)
30/10/2025 09h49
Profissionais de saúde orientam usuárias e distribuem material informativo sobre a prevenção ao câncer de mama

Parte integrante da campanha pelo 'Dia D da Mamografia', realizada, na quarta-feira (29), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema; e o Hospital Geral de Tailândia (HGT), realizaram, juntos, em ação pelo  Outubro Rosa, um total de 422 atendimentos, entre exames de mamografia e agendamentos.

HRPM

A ação, que foi promovida pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade hospitalar, junto às mulheres do Marajó, resultou em 88 exames de mamografia e o restante em 77 agendamentos. Os agendamentos serão distribuídos até dezembro. No total, foram 165 atendimentos. Também foram realizadas ações educativas com apoio de acadêmicos de Biomedicina da Faculdade Unopar.

Entre as beneficiadas pela campanha de prevenção ao câncer de mama, a dona de casa Maria Soraia Alves da Silva, 63 anos, disse que soube da mobilização, por uma vizinha. “É importante, porque quanto mais cedo a gente descobrir o problema, mais rápido começa o tratamento que aumenta a chance de cura”.

Da mesma forma, a usuária Nayara Suellen Souza da Silva, de 41 anos, participou da mobilização e realizou sua primeira mamografia. Ela elogiou a ação do Governo do Pará,  que ofereceu o exame sem necessidade de agendamento prévio. “Excelente. Vai salvar muitas vidas. Só gratidão pela oportunidade”, destacou Nayara.

HGT

A atuação do Hospital Geral de Tailândia assegurou a entrega de 57 mamografias e agendou outras 40 para a semana, entre os dias 3 e 5 de novembro. Foram um total de 97 atendimentos. A unidade preparou ambientação temática na Sala de Mamografia e nos espaços de agendamento, com frases de motivação, e um cardápio especial para usuárias e colaboradores. Uma equipe com cerca de 10 profissionais e integrantes do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), proporcionou acolhimento e suporte às mulheres atendidas, incluindo orientação, direcionamento e preenchimento de fichas, garantindo um atendimento  organizado e humanizado.

A aposentada Maria Neide, 51 anos, fez o exame de mamografia. Ela soube da oferta de atendimentos ao procurar a unidade nos dias anteriores e decidiu participar da ação. “Há três dias eu estive no hospital e ouvi a equipe informando que iriam realizar esta campanha. Então, aproveitei a oportunidade. A mamografia é importante para a saúde da mulher. Foi tudo muito bom, agradeço à equipe pela atenção e o cuidado com todas nós”, disse a usuária.

HRPC

Durante a programação, foram ofertados 130 exames de mamografia e o agendamento de outros 30 atendimentos, que somaram 160 atendimentos, demonstrando o empenho do hospital em promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A usuária Regina Lúcia de Jesus Corrêa, de 60 anos, moradora do município de Salinópolis, soube da ação, por meio da agente comunitária de saúde (ACS), do bairro Atlântico. “Achei  importante e vim fazer o exame. A mamografia é um cuidado que a gente precisa ter. O atendimento foi rápido e perto da nossa região. Obrigada”, destacou.

A iniciativa do Governo do Pará e Sespa, parte da campanha Outubro Rosa, ofertou exames gratuitos e sem necessidade de agendamento a mulheres a partir de 40 anos em mais de 20 unidades de saúde em todas as regiões do Estado.

 Texto de Vera Rojas