Cosanpa destaca experiência do Pará em saneamento sustentável durante webinário nacional
Apresentação do Prodesan Pará - Lagos reforçou credibilidade do Estado na captação de recursos internacionais e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) reforçou o protagonismo do Estado na agenda do desenvolvimento sustentável durante o webinário “Financiamento Externo na COP30 - Políticas Integradas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, entre os dias 20 e 23 de outubro. No evento, a Companhia apresentou o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará - Etapa Lagos (Prodesan Pará - Lagos), voltado à ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Belém e à proteção dos mananciais Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de mais de um milhão de pessoas na capital e em Ananindeua.
Apresentado pela coordenadora ambiental e social do projeto, Cleide Ferreira, o Prodesan Pará - Lagos já conta com empréstimos aprovados por dois bancos internacionais, reforçando a experiência do governo do Pará na execução de ações de saneamento com financiamento externo. Para o presidente da Cosanpa, coronel Dilson Júnior, a iniciativa é exemplo de gestão eficiente e compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade institucional. “A execução do Prodesan Lagos está em estágio avançado. Essa expertise confirma que estamos no caminho certo para superar os desafios do saneamento com gestão eficiente pelo desenvolvimento social e pela sustentabilidade institucional”, afirmou.
O coordenador-geral do projeto, Ronaldo Bitar, destacou que a participação da Companhia no webinário "foi uma oportunidade valiosa de divulgar o Prodesan Lagos e reforçar sua importância para a sociedade paraense, além de possibilitar o intercâmbio de experiências entre diferentes projetos financiados com recursos externos em todo o País". A iniciativa também evidencia o compromisso do governo do Pará com políticas públicas que integrem saneamento, sustentabilidade e desenvolvimento humano, alinhadas aos objetivos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém em novembro.
Financiamento Externo na COP30 - Políticas Integradas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
O webinário foi realizado com foco na capacitação de gestores estaduais e municipais na estruturação de projetos com financiamento externo, voltados às políticas públicas integradas para a região amazônica e para povos indígenas, com ênfase em clima, biodiversidade, sociobioeconomia, cidades resilientes e inclusão social. Durante quatro dias, foram promovidos debates sobre sustentabilidade, inclusão social e valorização de territórios indígenas.
O evento também abordou ações do Programa Amazônia Sempre, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa acelerar o desenvolvimento sustentável por meio do aporte financeiro a iniciativas estratégicas na Amazônia Legal brasileira. A programação foi encerrada nesta quinta-feira (23), com a apresentação de projetos aprovados na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), do governo federal, com foco em ações e programas de impacto ambiental positivo em áreas urbanas e rurais.
