Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Réveillon no 'Vira Pará' terá reforço com mais de 700 agentes de segurança pública

Operação especial vai garantir policiamento, monitoramento e atendimento integrado no entorno do Mangueirão

Por Roberta Meireles (SEGUP)
29/12/2025 15h02

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vai mobilizar mais de 700 agentes de segurança pública para atuar no “Vira Pará”, programação especial que celebra a chegada de 2026 no estacionamento do Estádio Olímpico do Mangueirão, em Belém, na noite do dia 31 de dezembro. A ação integra a Operação Festas Seguras, em vigor desde o dia 5 de dezembro, com o objetivo de garantir tranquilidade e segurança durante os eventos de fim de ano em todo o Estado.

Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, foi elaborado um planejamento específico para garantir que o evento ocorra com tranquilidade e segurança para todos.

“É a primeira vez que esse evento marca a comemoração do novo ano em Belém, sendo realizado dentro do estacionamento do Mangueirão e ainda de forma gratuita. Para que tudo ocorra com tranquilidade, estamos trabalhando com mais de 700 agentes de diversas forças como PM, PC, Detran, PCE, Seap e órgãos municipais e segurança privada, garantindo a segurança de todos. O CICC Móvel funcionará dentro do Mangueirão, integrando a presença da segurança pública no local e no entorno, além do CCO, que estará em funcionamento para auxiliar no monitoramento. É um momento histórico para o Estado, que certamente será marcado pela paz e tranquilidade”, destacou o secretário.

Ações integradas e patrulhamento permanente

As equipes de segurança estarão em prontidão desde o início da tarde do dia 31, com policiamento precursor atuando de forma preventiva e ostensiva. O trabalho inclui rondas e patrulhamento constantes, com o apoio de 80 viaturas e 12 equipes da cavalaria da Polícia Militar.

Durante todo o evento, o sistema de segurança contará com o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), vinculado à Segup, que irá atuar no monitoramento das câmeras de segurança e no registro de ocorrências de menor potencial ofensivo. Também será utilizado o suporte da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico da Seap, a partir das 19h do dia 31 até o encerramento da programação.

Outro ponto de apoio será o Centro de Comando Operacional (CCO), que reunirá os pontos focais de cada força de segurança. O CCO fará o monitoramento em tempo real das câmeras instaladas no estádio e no entorno, agilizando as respostas operacionais em conjunto com o CICC, caso necessário.

Trânsito e patrulhamento no entorno

A Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal de Belém, vai garantir o patrulhamento ostensivo dentro e fora do Mangueirão. Já o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atuará na fiscalização e orientação do trânsito, com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL), nas vias de acesso ao local, com foco na segurança viária e na fluidez do tráfego.

Delegacia e controle de monitorados

A Delegacia do Torcedor e Grandes Eventos, localizada no estádio, também estará em funcionamento com equipes da Polícia Civil, preparadas para realizar os procedimentos necessários durante o evento.

Já a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) atuará no controle de monitorados por tornozeleira eletrônica nas proximidades do Mangueirão. Por meio do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), será criada uma zona de exclusão para impedir o acesso de indivíduos com liberdade monitorada aos arredores do evento, em cumprimento a determinações legais.

Além disso, o Batalhão de Polícia de Eventos da PMPA dará suporte com rondas e patrulhamento reforçado tanto dentro quanto no entorno do Mangueirão, garantindo a segurança do público e a prevenção de ocorrências.