Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

DRE de Bragança promove aulão preparatório para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Olimpíada é realizada anualmente para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

Por Lilian Guedes (SEDUC)
24/10/2025 13h38

Nesta sexta-feira (24), a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bragança promoveu um aulão de revisão para os estudantes que vão participar da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que será aplicada neste sábado (25), em todo o país.

O encontro ocorreu no Teatro da Usina da Paz do município e reuniu mais de 150 estudantes de 11 escolas públicas da região: Padre Luiz Gonzaga, Casa da Amizade, Leandro Lobão, Augusto Corrêa, Aluízio Ferreira, César Pinheiro, Rocha, Julião Garcia, SERB, Mâncio Ribeiro e Yolanda Chaves.

A OBMEP é realizada anualmente para estudantes que estão no 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Neste sábado, 25/10, será realizada a prova da segunda fase da OBMEP, o resultado final, com a relação dos medalhistas e premiados, será divulgado em 22 de dezembro.

Em Bragança, o Clube de Matemática Produtos Notáveis, criado em 2023, de forma voluntária pela DRE, oferece aulas gratuitas para estudantes interessados em participar de Olimpíadas de Matemática. A iniciativa contribui de forma significativa para a recomposição de aprendizagem dos estudantes, como dicas sobre resolução de questões, estratégias de justificativa e orientação para a prova, além de momentos de integração e dinâmicas entre as escolas.

A aluna Nina Manoela, da escola Yolanda Chaves, já foi medalhista de prata nas Olimpíadas de 2023 e fala da importância da avaliação. “Antes, a minha história com a Matemática não era das melhores, considerava apenas como mais uma disciplina que precisava passar de ano. Mas, ultimamente, comecei a perceber o tanto que as Olimpíadas de Matemática podem levar além em nossas vidas, para lugares bem longe. Para amanhã, eu tô bastante ansiosa, na expectativa se vou receber outra medalha. Eu vou dar o meu melhor e digo para que as pessoas não desistam porque é muito bom você fazer uma prova e ter um resultado expressivo, como prova do esforço que valeu a pena. Agradeço a Deus, minha mãe, meu professor Oséas e toda a equipe do Clube de Matemática”, disse Nina 

A iniciativa da Diretoria regional dialoga diretamente com o programa “Toda a Matemática”, do Governo Federal, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de transformação e inclusão social. Atualmente, já foram premiados mais de 40 alunos. A dirigente da DRE Bragança, Thayse Alvão, ressalta que o clube se consolida como um exemplo de dedicação, compromisso social e valorização da educação pública. 

“A DRE Bragança vem fortalecendo o ensino da Matemática com o Projeto Produtos Notáveis. Em 2024 e 2025, 100% das escolas participaram da OBMEP, conquistando medalhas, conhecimento e amor pela Matemática. Mais que medalhas, transformamos vidas, fazendo cada aluno acreditar no seu potencial. O Compromisso Nacional Toda Matemática, do MEC, vem reforçar e incentivar ainda mais essa importante área”, frisou a professora. 

O projeto é liderado pelo professor da rede estadual Oséas Guimarães, que atualmente integra o Núcleo de Formação da DRE Bragança, além de outros professores e estagiários voluntários. 

Recentemente, integrantes do clube participaram de um importante momento acadêmico, apresentando trabalhos no 8º Simpósio Nacional de Formação de Professores de Matemática, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, reforçando o compromisso do grupo com a pesquisa e a valorização do ensino da Matemática.

As aulas ocorrem aos sábados, em quatro turmas: nível mirim (5º ano), nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). Cerca de 60 alunos participam de cada encontro, com lanche e material didático fornecidos pela regional de ensino e os professores atuam de forma voluntária.

Premiação e reconhecimento - Durante o evento, foi realizada a premiação dos alunos participantes da Olimpíada Canguru de Matemática. 

Estudantes, professores e escolas também foram homenageados em uma celebração marcada por emoção e orgulho coletivo. A programação incluiu exibição de filmes temáticos sobre a importância de incentivar o gosto pela Matemática e promover o protagonismo estudantil na rede pública.

Pelo segundo ano consecutivo, a DRE Bragança tem todas as suas 43 escolas inscritas na OBMEP. Já na Olimpíada Canguru de Matemática, o número de escolas participantes cresceu significativamente, sendo quatro escolas, em 2024, saltando para 15, em 2025.

Ao promover ações como o aulão preparatório e o fortalecimento do Clube de Matemática Produtos Notáveis, a DRE Bragança reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento, o incentivo ao protagonismo estudantil e a valorização da escola pública como espaço de transformação social.

O engajamento de professores, gestores, estudantes e parceiros institucionais consolida um movimento coletivo que ultrapassa a preparação para olimpíadas: forma trajetórias, amplia horizontes e inspira jovens a acreditarem no próprio potencial. Com resultados expressivos, reconhecimento acadêmico e adesão crescente das escolas, o projeto se consolida como referência regional em educação matemática, reforçando a convicção de que investir em formação é também investir em futuros possíveis.