Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas são homenageados na Câmara de Santarém
Unidade é referência em oncologia para 29 municípios do oeste paraense. Médicos que atuam no HRBA foram destaque na sessão especial alusiva ao combate ao câncer de mama.
Uma sessão especial em alusão à campanha Outubro Rosa foi realizada na tarde de quarta-feira (22), na sede da Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará. Foram homenageados profissionais de saúde, pacientes e ex-pacientes oncológicos, instituições (como o grupo Mulheres Vitoriosas e Associação Casa Rosa), além de pessoas ligadas à prevenção e ao combate ao câncer de mama no município.
Entre os 21 homenageados, estiveram os médicos do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA): oncologista e hematologista Kalysta Borges, rádio-oncologista Patrícia Mineiro, oncologista Kamila Silva e o mastologista Armando Cunha, que trabalham diariamente na detecção, diagnóstico e tratamento dos pacientes com câncer. O diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, integrou a mesa durante a sessão.
"Em nome de todos os médicos que receberam essa homenagem, a gente fica muito feliz e honrado com esse momento. Todos os dias a gente recebe os agradecimentos das nossas pacientes, os abraços. E fico muito feliz também de vê-las aqui na sessão, e bem. Não tem como a gente fazer oncologia sem humanização, e eu tenho muita honra de fazer parte dessa equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas", agradeceu a médica Patrícia Mineiro.
Os profissionais foram escolhidos por pacientes e ex-pacientes do HRBA, por meio do grupo Mulheres Vitoriosas e da Associação Amigos do Peito Casa Rosa, que promovem uma rede voluntária de apoio para mulheres que tratam o câncer.
"É uma sessão muito importante para todas nós, que estamos envolvidas com o tratamento oncológico. O Hospital Regional não poderia ficar de fora. A gente sabe que é a segunda casa dessa mulher que inicia um tratamento. São momentos que reconhecem o papel dos profissionais no tratamento, na qualidade de vida e no bem-estar das pacientes", destacou a presidente da Associação Amigos do Peito, Adelane Siqueira.
Unacon - Referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de habitantes, de 29 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), promovendo um atendimento completo, com assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento.
A unidade oferta consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, além de mamografia, ultrassonografia, colonoscopia e ressonância magnética, exames importantes para o diagnóstico do câncer.
Segundo a vereadora Bárbara Matos, autora do pedido da sessão na Câmara de Vereadores, o momento foi de reconhecimento à importância do serviço ofertado pelo HRBA a todos os usuários da oncologia. "A homenagem que nós prestamos aos profissionais do Hospital Regional é de suma importância para que eles possam continuar seu trabalho de forma humanizada, atendendo a nossa população. O que vimos hoje foi muito afeto direcionado a eles. Isso mostra que eles estão no caminho certo. Nós reconhecemos no HRBA uma das fortes políticas públicas que o governo do Estado tem em nosso município, salvando vidas não só em Santarém, mas em toda a região oeste do Pará", enfatizou a vereadora.
"Para nós, enquanto HRBA, é uma imensa satisfação participar mais uma vez dessa sessão especial em alusão ao Outubro Rosa. Melhor ainda é poder prestigiar os nossos profissionais, que foram homenageados por todos os serviços prestados aos nossos pacientes. É uma satisfação muito grande porque representa a personificação de tudo aquilo que o Hospital Regional se propõe a fazer em quase 19 anos, que é prestar assistência pública em saúde de qualidade", ressaltou Matheus Coutinho.
Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
