Tranquilidade marca o fim das férias de verão em Bragança
Agentes de fiscalização e educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificaram as ações de fiscalização e educação neste último final de semana das férias escolares no município de Bragança, nordeste do Estado, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), dentro da operação Verão na Paz 2015, que prossegue com os trabalhos de segurança viária até esta segunda-feira, 3, durante o retorno dos veranistas.
Neste último final de semana o movimento foi tranquilo nas vias que dão acesso às prais e balneários do município. A tranquilidade não lembrava os finais de semana anteriores quando a cidade foi invadida por veranistas que queriam aproveitar os encantos da Pérola do Caeté. Como sempre, a praia de Ajuruteua foi uma das mais procuradas, mas na sexta-feira, 30, sobrava espaço nas areias. O movimento veio aumentar já no sábado, 1º, sobretudo a partir do ínicio da tarde. Pela manhã, a maré baixa e a presença de poucos banhistas foram um convite perfeito para as brincadeiras da criançada. Jeferson Pereira, de 11 anos, aproveitou para soltar pipa com os colegas. “Como tem muito espaço, a gente aproveita o vento e pode correr sem medo de tropeçar em alguém", argumentou o garoto.
De acordo com o agente Jorge Baía, a tranquilidade do veraneio de julho em Bragança refletiu nas poucas autuações anotadas pelos fiscais. Somente no sábado, no retorno dos veranistas da praia, foi registrado o único caso de alcoolemia durante o verão bragantino. Um condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de bebida alcóolica e ao fazer o teste do etilômetro, o aparelho registrou 1.23 mg/l, configurando, além da infração administrativa, o crime de trânsito. O condutor foi encaminhado à delegacia e apresentado ao delegado de plantão.
“O verão é sempre muito tranquilo em Brangança, apesar de ser um dos destinos preferidos dos paraenses. E essa tranquilidade, infelizmente, não significa falta de irregularidade no trânsito. É muito alto o número de motociclistas que conduzem sem o uso do capacete, condutores que não utilizam cinto de segurança e, outro dado preocupante, que são pessoas dirigindo sem habilitação. A boa notícia é que em nossa área de atuação não registramos nenhum acidente, apesar da chuva que caiu durante o mês todo”, informa o agente.
O Detran reforçou a segurança em Brangança enviando dez agentes de fiscalização, que tem o apoio de três viaturas e uma motocicleta, empregadas em barreiras fixas volantes, se revezando durante dia e noite para garantir a segurança viária e a integridade física da população que busca o balneário neste verão.
Já os agentes de educação da instituição concentraram suas atividades na Praça da Bandeira, na orla do município, nas principais vias do centro da cidade e em comunidades do entorno, com a realização de abordagens educativas, alertando condutores e passageiros quanto ao uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, o uso do dispositivo de retenção infantil (as cadeirinhas) para as crianças até sete anos e meio e o alerta da perigosa combinação de bebidas alcoólicas e direção veicular.
No sábado, a ação foi realizada durante a inauguração de uma obra, que concentrou grande número de transeuntes. Todas as atividades tiveram o apoio e a parceria de agentes do Demutran.
“O trabalho de educação no trânsito é de formiguinha, precisa ser constante. Não podemos desisitir nem perder o foco. Nem sempre encontramos eco nas pessoas, mas de um modo geral somos sempre bem recebidos. Algumas pessoas nos parabenizam e até nos abordam querendo saber mais do trabalho, pedir nossas revistinhas educativas e aproveitamos repassar nossa mensagem”, afirma Hérica Ribeiro, coordenadora de uma das ações realizadas na Praça da Bandeira, centro de Bragança.
Retorno - Para quem vai pegar a estrada no retorno das férias, os agentes de educação e fiscalização do Detran pedem atenção para outros cuidados, que garantem ainda mais segurança ao condutor e aos passageiros. O motorista deve acomodar devidamente as bagagens nos compartimentos de carga do veículo, para evitar que elas se desloquem em caso de frenagem brusca e possam machucar alguém. A velocidade é outro item que deve ser respeitado, conforme o limite estabelecido em cada via.
Outras dicas são em relação aos motociclistas. É necessário e obrigatório o uso do capacete e de calçados que sejam fixos nos pés, nada de sandálias. Outra dica importante é evitar o excesso de passageiros na moto e não transportar crianças menores de 7 anos. “Moto são veículos fabricados para o transporte de duas pessoas. A maioria dos acidentes ainda estão ligadas à práticas irregulares no trânsito e a não observância à lei,”, alerta o agente Baía.
“Nosso foco é na orientação ao condutor. Não temos dúvidas de que o trabalho de conscientização é fundamental”, enfatiza a agente de educação, Hérica Ribeiro.