Campanha Agosto Vermelho comemora os 37 anos do Hemopa
A iluminação de cor vermelha lançada sobre a fachada da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) marca, de forma simbólica, os 37 anos do hemocentro, comemorados neste domingo, 2, e sinaliza o início da campanha Agosto Vermelho. A ação estratégica se estenderá por todo o mês, com o objetivo de estimular a doação voluntária de sangue no Pará por meio da adesão de instituições públicas, privadas e da sociedade em geral, com o intuito de restaurar o estoque do banco de sangue, que enfrentou queda no número de coletas por todo o veraneio.
Parte de um movimento nacional, onde cada hemocentro integrante da hemorrede brasileira desenvolve ações de acordo com suas peculiaridades regionais, o Agosto Vermelho partilha o enfrentamento do mesmo problema: a preocupação com a manutenção de suprimento seguro de sangue para atendimento integral da demanda transfusional do País, em quantidade e qualidade, tendo em vista o crescimento de alguns serviços como a realização de transplantes, cirurgias de alta complexidade e expansão da rede hospitalar, que aumentam a demanda por bolsas de sangue coletadas e distribuídas.
A presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, informa que o hemocentro paraense é um das referências na área hematológica no Brasil. “Fazer parte de um grupo tão seleto como este revela a excelência dos serviços oferecidos aos usuários, além de mostrar o esforço coletivo e o talento de profissionais comprometidos com a qualidade e segurança da saúde pública. Buscamos sempre envolver a sociedade e instituições em nossas atividades para levarmos os nossos avanços ao maior número de pessoas possível, compartilhando a responsabilidade com a doação de sangue”, afirma.
A ação já conta com a parceria do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HCGV), Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Castanheira Shopping Center, Shopping Pátio Belém, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Organização Social Pará 2000 - administradora da Estação das Docas, Mangal das Garças e Hangar Convenções e Feiras da Amazônia -, Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), responsável pela produção do spot e VT da campanha, e diversos veículos de comunicação da capital. O evento tem ainda o suporte nas redes sociais do Hemopa nos seguintes endereços: fundacaohemopa1/facebook, @HEMOPA_PA, @fundacaohemopa.
Para aderir à campanha “Agosto Vermelho”, as instituições parceiras comprometem-se com o engajamento à causa iluminando também a fachada de seus prédios-sede e de monumentos públicos na cor vermelha, além de outras iniciativas pertinentes, entre elas o encaminhamento de servidores à doação voluntária de sangue.
Em Belém, o candidato à doação pode se dirigir à sede da Fundação Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, nº 2.109, em Batista Campos, ou à Unidade de Coleta Hemopa Castanheira, no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, no Km 1 da BR-316. Para doar basta fazer um cadastro e passar na triagem clínica. Os critérios exigidos são: ter entre 16 e 69 anos (para candidatos com idade entre 16 e 17 anos é preciso comparecer com os pais ou responsável legal), pesar a partir de 50 quilos e estar bem de saúde e alimentado. Não é possível fazer doação em jejum e é impreterível apresentar documento de identificação original e com foto.
Serviço: O Hemopa funciona para coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118 ou pelo e-mail: [email protected].