Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO
English Version

Governo do Estado promove Dia de Campo sobre Pecuária Sustentável na Agricultura Familiar em Itaituba

Iniciativa pioneira no Brasil, o Programa Pecuária Sustentável do Pará reúne esforços dos setores público e privado para impulsionar uma nova pecuária no Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
20/10/2025 12h53

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), realiza nos dias 21 e 22 de outubro o Dia de Campo “Pecuária Sustentável na Agricultura Familiar”, no Projeto de Assentamento Rural São Benedito, em Itaituba, região do Tapajós.

O evento é uma importante iniciativa de mobilização e capacitação voltada a agricultores familiares, com o objetivo de ampliar o engajamento no Programa Pecuária Sustentável do Pará. Durante os dois dias de atividades, os participantes terão acesso a orientações teóricas e práticas sobre técnicas modernas e eficientes de criação de gado, além de informações sobre os benefícios econômicos e ambientais de adesão ao programa.

O Programa Pecuária Sustentável do Pará é uma iniciativa pioneira no Brasil, que reúne esforços dos setores público e privado para impulsionar uma nova pecuária no Estado – mais produtiva, transparente e comprometida com a responsabilidade social e ambiental em todas as etapas da cadeia produtiva.

Os agricultores familiares e pequenos produtores têm papel estratégico nesse processo. O Pará possui o segundo maior rebanho bovino do país, com 26 milhões de cabeças (Adepará, 2025), e estima-se que 30% desse total esteja nas mãos de agricultores familiares. 
Em muitos municípios, eles são os principais responsáveis pela da carne que é comercializada localmente, bem como da produção de bezerros destinados à recria e engorda para os mercados consumidores (IBGE, 2017). Além disso, 75% da produção de leite no Estado vem da agricultura familiar, reforçando sua relevância para a segurança alimentar.

O Pará também se destaca como o Estado com o maior rebanho de búfalos do Brasil, sendo que 67% dos 3.500 criadores possuem até 100 animais (Adepará, 2025) – outro indicativo da importância da agricultura familiar para a pecuária paraense.

O Dia de Campo tem como propósito estimular a adoção de boas práticas agropecuárias, o manejo adequado de pastagens, a rastreabilidade da produção e a preservação ambiental, fortalecendo o compromisso coletivo com uma produção rural eficiente e sustentável.

A iniciativa é realizada em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), The Nature Conservancy (TNC) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Texto: Anderson Serra