Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA INCLUSIVA
English Version

Centro Integrado de Reabilitação e Cetea proporcionam programação para crianças

Atividades que estimulam a criatividade e a imaginação envolveram usuários, acompanhantes e profissionais das duas unidades do governo do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2025 10h22

Em celebração ao mês dedicado às crianças, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), ambos em Belém, promoveram a "Semana das Crianças", oferecendo atividades inclusivas no período de 14 a 17 de outubro. O objetivo foi estimular a criatividade e a imaginação dos usuários infantis e de seus acompanhantes.

A equipe de recreadores do setor de Arte e Cultura, que organizou a programação, proporcionou momentos de alegria e integração para usuários, acompanhantes e profissionais, com oficinas artísticas e brincadeiras, cabelo maluco, banho com mangueira, futebol, pintura e outras brincadeiras.

Diversão - Para a supervisora de Arte e Cultura, Denise Morais, a “Semana das Crianças” incentivou hábitos saudáveis, em um ambiente seguro e acolhedor, que favorece a expressão e diversão. “É uma ação de grande relevância, pois proporciona às crianças momentos de alegria, inclusão e desenvolvimento, respeitando suas individualidades e potencialidades, contribuindo significativamente para o processo terapêutico, tornando-o mais leve, motivador e humanizado”, ressaltou a profissional.

A profissional disse ainda que a programação é uma oportunidade de celebrar a infância, mostrando que todas as crianças têm o direito de brincar, mesmo diante de desafios físicos, emocionais ou sensoriais.

Entre os participantes, Maria Lena Alves de Sousa, 46 anos, mãe dos gêmeos João Miguel e João Ricardo Sousa da Costa, 10 anos, ambos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerou a experiência positiva. “Eles adoraram as brincadeiras. Se divertiram demais. É muito bom ver os dois brincando com outras crianças, socializando e fazendo amizade. Só tenho a agradecer a iniciativa, que ajudou a passar o tempo de forma mais leve e divertida”, disse Maria Lena.

A mãe contou que os meninos fazem tratamento no CIIR desde 2019, duas vezes por semana. A família reside em Santa Maria do Pará, município do nordeste paraense, a mais de 100 quilômetros de Belém.

Atividades - No Cetea também houve programação alusiva ao Dia das Crianças no Cetea, incluindo oficina de super-herói, apresentação de cabelo maluco, meia divertida e mochila maluca, além de atividades recreativas elaboradas pela equipe de Arte e Cultura.

A recreadora Hellayne Ferreira de Sousa, do Setor de Arte e Cultura do CIIR, disse que a ação proporcionou um momento de diversão para as crianças, que muitas vezes não têm essa oportunidade em outros lugares. “A iniciativa buscou a diversão com bolhas de sabão, que estimulam a capacidade de criação das crianças, com a equipe preparada para dar suporte em qualquer situação”, acrescentou a profissional.

Referência – O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Rodovia Arthur Bernardes nº 1000, Belém.

Texto: Vera Rojas - Ascom/CIIR