Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Famílias de Ourém recebem título de propriedade de terra

Desde de 2019, mais de 50 mil famílias foram beneficiadas com regularização fundiária no Pará

Por Kátia Aguiar (COHAB)
17/10/2025 14h59

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) entregou nesta sexta-feira (17) títulos de propriedade de terra para 140 famílias de Ourém, na região nordeste do Pará. A ação foi comandada pelo governador Helder Barbalho, que cumpre agenda de trabalho na região para entrega de obras e serviços.

“Hoje, aqui em Ourém, estamos entregando a ampliação e urbanização da orla do município,  deixando esse ambiente melhor, mais bonito, o que fortalece a economia, o comércio, o lazer e o turismo na cidade. Também benefícios como os cheques do programa habitacional Sua Casa, da Cohab, e títulos de propriedade de terra. É trabalho em parceria com o município para que Ourém possa ser cada vez melhor”, disse o governador.

Desde de 2019 mais de 50 mil famílias foram beneficiadas com regularização fundiária no Pará nas áreas urbana e rural do Estado. O Iterpa foi responsável pela emissão de mais de 40 mil títulos em áreas rurais, já a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) entregou cerca de 10 mil títulos da regularização fundiária em todo o Estado, em áres urbanas. 

A entrega em Ourém beneficiou diversas comunidades no município, entre elas as vilas: Arioré, Arraial do Caeté, Conceição, Cachoeirinha, Riacho, Engenho Novo, Fátima, Limão, Patauateua, Puraquequara, Tracuateua e Tupinambá. De 2019 até 2025, já foram entregues 548 títulos de terra somente em Ourém.

Geovana Reis

A lavradora Geovana Reis recebeu o documento da casa dela e destacou que agora se sente dona da terra em que vive. “É uma segurança muito boa, porque agora ninguém toma o lugar onde a gente mora. Estou tranquila”, disse. Para Manoel Francisco dos Santos, também lavrador, o documento é sinônimo de muitos outros benefícios. “Os dias eram mais difíceis, porque sem o documento da nossa terra não poderíamos nem requerer a aposentadoria rural. Agora sei que meus filhos que trabalham comigo vão poder se aposentar com mais facilidade”, disse.

Uma das vantagens que os agricultores e/ou produtores rurais que recebem títulos de terra têm é o direito ao reconhecimento de suas propriedades e, assim, ter acesso a uma série de programas que poderão fomentar suas atividades, como por exemplo, o crédito rural. A regularização de terras também dá acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros. O título de propriedade emitido pela Cohab também garante outros benefícios além da posse, como acesso à linhas de créditos e a benefícios habitacionais como o Programa Sua Casa.