Benefícios do Programa Pró-Mulher Pará chegam a moradoras de Santa Izabel
Com a implantação, o Programa chega ao 24º município, com agentes qualificados para atendimento a vítimas de violência doméstica
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), realizou durante dois dias, terça-feira (14) e quarta-feira (15), a implantação do Programa Pró-Mulher Pará no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, qualificando 197 agentes de segurança e da rede de proteção que atuam em ações de prevenção e repressão a crimes contra a mulher. A formação de facilitadores visa à realização de debates sobre o tema no ambiente escolar.

A implementação do Pró-Mulher Pará em Santa Izabel tem o objetivo de expandir as ações de proteção a mulheres que sofrem violência doméstica, por meio do Pró-Mulher Pará, que garante proteção e orientação às vítimas e repressão a responsáveis pelos crimes.
Qualificação integrada - Durante as atividades, 197 agentes e servidores de órgãos estaduais e municipais de segurança, educação, saúde e assistência social foram qualificados de forma integrada, o que é fundamental para o funcionamento do Programa.

Em uma roda de conversa foram articulados debates sobre acolhimento humanizado e ferramentas de suporte a vítimas em situação de violência no ambiente escolar, e em outros espaços no município, promovendo integração entre as forças de segurança e agentes educacionais presentes, por meio da troca de conhecimento e vivências em suas respectivas áreas de atuação. O diálogo também permitirá compartilhar experiências em seus âmbitos de atuação e unificar forças para o combate a crimes dessa natureza em Santa Izabel.
Para o titular da Segup, Ualame Machado, a ampliação do Programa, e todas as ações de prevenção realizadas no Estado, são fundamentais para garantir a conscientização da sociedade, a proteção das mulheres e as denúncias ao primeiro sinal de violência.
“Nós seguimos trabalhando de forma integrada para garantir a prevenção de todos os crimes, inclusive contra as mulheres em nosso Estado. Portanto, estamos implantando o Pró-Mulher em mais um município, mas indo além disso, garantindo a qualificação dos agentes e de todos os profissionais que lidam nessa linha de frente diariamente. Para nós, garantir uma abordagem humanizada também é um reflexo do compromisso que o governo do Estado tem em combater a violência doméstica. Além de mobilizar a estrutura para garantir o melhor atendimento, é importante entender as demandas específicas do município para o funcionamento do Programa e, dessa forma, pensar no processo do atendimento das vítimas até o momento do encaminhamento. Para isso, estamos qualificando, ouvindo e atuando conforme a demanda de cada município”, explicou Ualame Machado.

Participaram da ação agentes da Segup, por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) e Centro Integrado de Operações (CIOp), Corpo de Bombeiros Militar, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Santa Izabel, Fundação ParáPaz, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Crea), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social e Secretaria Municipal de Educação.

Acolhimento - Lançado em março de 2022, o Programa Pró-Mulher Pará garante proteção, orientação e repressão, com o atendimento e acolhimento humanizado às vítimas de violência doméstica.
Atualmente, as ações do Programa estão presentes em 24 municípios, além do Distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém), e contam com 39 viaturas rosa, caracterizadas e exclusivas para atendimento a mulheres vítimas de violência.
Texto: Rubens Alves, sob supervisão de Roberta Meireles - Ascom/Segup