Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE NO ATENDIMENTO
English Version

Pronto-Socorro Estadual foi selecionado entre 20 hospitais do País para participar de projeto internacional de qualidade nas UTIs

Projeto pretende melhorar a eficiência do atendimento hospitalar intensivo e, consequentemente, a segurança do paciente

Por Joelza Silva (PSRM)
17/10/2025 08h10

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, foi um dos sete hospitais do Norte, entre os 20 hospitais públicos do país, selecionados para participar do projeto ONE O ONE - 101 Endowment Fund (One O One). O projeto, que é conduzido pela Epimed Solutions - empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, pretende melhorar a eficiência do atendimento hospitalar intensivo e, consequentemente, a segurança do paciente no âmbito do Programa Gestão da Melhoria Contínua, com ênfase na eficiência operacional, qualidade do cuidado e resultado estratégico.

No projeto, a enfermeira intensivista Renata Pinto atua como “scorpor”, termo utilizado para designar o profissional responsável por coordenar o andamento das ações e assegurar que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejamento. Cabe a ela articular, acompanhar e garantir a implementação das ações propostas no hospital, servindo de elo entre a equipe institucional e os responsáveis pela iniciativa em âmbito nacional. A profissional destaca a importância da seleção do Pronto-Socorro Estadual para participar do One o One.

“Acredito que o PSRM foi selecionado não apenas pelo perfil técnico e epidemiológico, mas também pelo compromisso que a gestão e as equipes têm assumido em relação à qualidade e segurança, e gerenciamentos dos seus indicadores, o que nos coloca em posição de destaque dentro da rede pública no Pará”, pontua a profissional.

Com o uso de informações geradas nas UTIs (Adulto e Pediátrica), serão implementadas melhorias sustentáveis nos processos de atendimento Intensivo, visando a consolidação do gerenciamento de indicadores clínicos para melhorar a qualidade e garantir a segurança do paciente. A eficácia da assistência e a otimização dos recursos de saúde no atendimento a pacientes graves, são fatores que também serão implementados, assim como a redução dos eventos adversos graves, para certificar o compromisso com a segurança do paciente.

Qualificação Internacional - O 101 Endowment Fund (One O One) é um fundo de dotação internacional sem fins lucrativos, criado em 2018 com o objetivo de melhorar o atendimento em terapia intensiva globalmente, através do avanço de projetos de pesquisa e educação, e do apoio a pacientes, famílias e profissionais de saúde no setor. O "endowment" significa que ele é um fundo permanente, onde o capital é investido e os rendimentos são usados para financiar a missão do fundo, garantindo um apoio contínuo. 

Gestão Eficiente - De acordo com o líder do projeto na UTI Adulto, médico intensivista Elder Nylander, “conquistar uma certificação internacional, como a One-0-One/Epimed, será um marco que vai muito além de um reconhecimento formal, já que a futura certificação irá transformar profundamente a qualidade do atendimento na UTI.

“Na prática, com a certificação internacional, elevaremos o cuidado intensivo aos padrões globais mais rigorosos, com impacto direto na recuperação e na experiência do paciente”, garante o intensivista. 

Ele pontua que, em termos de segurança, os tratamentos passam a seguir protocolos padronizados e baseados nas melhores evidências, reduzindo drasticamente o risco de infecções hospitalares, lesões e erros de medicação. “O paciente tem a garantia de que todo o cuidado prestado é planejado e executado, visando minimizar riscos e complicações”, complementa Nylander.

A fase de implementação das melhorias durará 12 meses e, atingindo os critérios definidos pelo One o One, o PSRM receberá um Certificado Internacional de Reconhecimento pela Gestão da Melhoria Contínua. Durante o projeto acontecerão ações educativas no formato de workshops que abrangerão os temas: Indicadoras Acionáveis e Tomadas de Decisão, e Fundamentos da Ciência da Melhoria.

Eficiência Operacional - Com relação à eficiência, a UTI passa a ser gerida com base em indicadores de performance, garantindo diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais precisos, que resulta em menor tempo de internação e ventilação mecânica, acelerando a recuperação e otimizando o uso de recursos, beneficiando tanto o paciente quanto o sistema de saúde. A duração média da internação, giro de leito, readmissão em 24 horas e 48 horas e taxa de dias evitáveis, são os indicadores propostos para garantir maior eficiência operacional às unidades de tratamento intensivo do Pronto-Socorro.

“Com relação aos indicadores de qualidade do atendimento, no projeto One o One serão considerados o perfil epidemiológico, a taxa de uso e o tempo, ambos relacionados aos dispositivos invasivos usados pelos pacientes. Esses indicadores são como bússolas, que nos guiam na busca de melhorias para qualificarmos cada vez mais a nossa assistência intensiva”, assegura Bianca Souza, coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto do PSRM.

"Na UTI Pediátrica estamos todos muito felizes com a seleção do hospital para participar de um projeto tão relevante, que irá resultar numa melhor e mais qualificada assistência intensiva prestada à população pediátrica no nosso Pronto-Socorro. Em pouco mais de um ano de funcionamento, nos tornamos referência no Estado, e temos certeza absoluta que essa certificação internacional que iremos conquistar, irá melhorar ainda mais a nossa assistência. Minha equipe está empenhada e certa de que conquistaremos esse certificado para a população paraense, que é a maior beneficiada com o projeto One o One", destaca o enfermeiro coordenador da UTI Pediátrica, Ednamar Lima. 

Dados de atendimento - Referência no atendimento de urgências e emergências clínicas, de janeiro a setembro desde ano de 2025, a equipe multiprofissional do Pronto-Socorro realizou 568.904 atendimentos gerais. Entre esses atendimentos, estão 88.221 assistências de urgência e emergência nos Prontos Atendimentos (adulto e pediátricos) da unidade, 5.364 internações, 3.581 cirurgias e mais de 300 mil exames de imagem e laboratoriais para auxiliar nos diagnósticos e na resolução das demandas de saúde da população assistida nesse período. 

"Estamos cada vez mais empenhados em qualificar a assistência à saúde prestada à população no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo. Para a consolidação do projeto One o One, no que tange à gestão eficiente nas UTIs do PSRM, serão trabalhados três pilares fundamentais, que terão como base a atuação assistencial, estratégica e operacional, para a gestão da melhoria contínua dos cuidados intensivos prestados à população adulta e pediátrica no Pronto-Socorro estadual. Esta é mais uma certificação de qualidade que iremos conquistar para a população paraense", garante o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros. 

Serviço - Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM presta assistência à população em casos de urgências e emergências clínicas na Região Metropolitana de Belém, distritos e bairros do entorno da Avenida Augusto Montenegro, onde a unidade de saúde está localizada.

O Pronto-Socorro estadual conta com 119 leitos, distribuídos entre os prontos atendimentos (adulto e pediátrico), internações e UTIs (adulto e pediátrica), além de seis salas cirúrgicas equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, incluindo os minimamente invasivos, como videolaparoscopia, e casos críticos, em cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica e bucomaxilofacial, além de neurocirurgia.