Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA
English Version

"Por Todas Elas" garante a entrega de mais de 700 novos óculos a moradores do bairro Castanheira, em Belém

A iniciativa do governo do Pará contemplou pessoas já atendidas em consultas e exames oftalmológicos realizados previamente, na ação do projeto ocorrida no último dia 16 de setembro

Por Matheus Rocha (SEAC)
15/10/2025 19h00
A vice-governadora, Hana Ghassan, é a idelizadora do "Por Todas Elas"

Mais de 700 moradores do bairro Castanheira, em Belém, receberam, gratuitamente, nesta quarta-feira (15), novos óculos de grau por meio do programa estadual "Por Todas Elas". A iniciativa do governo do Pará, voltada principalmente para o atendimento de mulheres e suas famílias, tem o objetivo de garantir mais qualidade de vida e acesso a atendimentos e serviços de cidadania, lazer e saúde.

A entrega dos óculos contemplou pessoas já atendidas em consultas e exames oftalmológicos realizados previamente, na ação do projeto ocorrida no último dia 16 de setembro, na Escola Profª Terezinha Souza. O local também foi palco da entrega realizada nesta quinta-feira, que contou com a presença da vice-governadora do Pará e idealizadora do programa "Por Todas Elas", Hana Ghassan.

A vice-governadora lembrou que o benefício também é oferecido para as crianças

“Desde pequena eu tive problemas de vista, então eu sei a diferença que os óculos fazem na vida das pessoas, no dia a dia, no trabalho, no estudo. Vejo aqui muitas crianças que agora não vão mais ter dificuldades para enxergar. O 'Por Todas Elas' foi criado para isso, para que nenhuma mãe veja seu filho com dificuldades e não possa adquirir novos óculos. Que eles sejam motivos de bênçãos para todos que aqui estão presentes. Agradeço pela oportunidade de estar aqui oferecendo este benefício”, declarou a vice-governadora do Pará. 

Para os beneficiados com a entrega, o equipamento representa mais conforto, saúde e autonomia no dia a dia, como conta a moradora Sirley Cristina. “Vai me ajudar no dia a dia, porque eu preciso deles para trabalhar. Há dois anos eu precisava trocar de óculos, então essa ação veio no momento certo. Eu trabalho com saúde, então preciso de óculos para poder enxergar. Agora vai melhorar, com a graça de Deus e com a ajuda desta ação”, disse.

Sirley Cristina trabalha na área da saúde e os óculos são peça fundamental no seu dia a dia

A moradora Diene Rayol também foi uma das agraciadas pelo programa "Por Todas Elas" com novos óculos de grau.  “Meus óculos já estavam danificados e eu preciso usá-los de  forma permanente, então vai ser uma melhoria, seja em casa ou na rua. Há mais de um ano eu precisava trocar, mas não tinha o dinheiro necessário, então vim aproveitar essa oportunidade. Eu já estava com a vista prejudicada e com menos de um mês eu consegui meus óculos novos. Está ótimo”, afirmou. 

Além da entrega dos óculos, também foram disponibilizadas onze novas cadeiras de rodas a pessoas cadastradas na ação 'Por Todas Elas' realizada no bairro. 

Diene Rayol já precisava trocar de óculos há mais de um ano

Por Todas Elas - Criado em 2024, o programa “Por Todas Elas” já soma cerca de 190 mil atendimentos em todo o Pará, por meio da oferta de mais de 30 tipos de serviços gratuitos em saúde, cidadania e lazer. A iniciativa estadual busca, além de garantir serviços essenciais às mulheres paraenses e suas famílias, fortalecer o debate sobre a participação feminina como protagonista na construção de direitos e na sociedade. O programa também já garantiu a produção e entrega de mais de 40 mil novos óculos de grau à população atendida nas ações itinerantes.

“O 'Por Todas Elas' é um programa que vem se consolidando em múltiplos atendimentos, com a participação de várias secretarias do Estado e órgãos parceiros, sobretudo com o serviço da entrega de óculos. Hoje, voltamos ao bairro Castanheira para entregar estes óculos, menos de um mês após os exames oftalmológicos e tantos outros serviços que foram oferecidos aos moradores da região”, frisou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Serviço - Pessoas atendidas na ação ocorrida no bairro Castanheira que não puderam comparecer à entrega nesta quarta-feira (15), podem, a partir de quinta-feira (16), fazer a retirada dos óculos diretamente na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, localizada na Avenida Damasco, nº 37. É necessário apresentar um documento oficial de identificação. 

Em caso de possíveis problemas nos óculos entregues, os interessados também devem procurar a Usina da Paz Cabanagem para solicitar as correções necessárias.