Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDOS E PESQUISAS
English Version

Fapespa apresenta estudos inéditos sobre sustentabilidade ambiental em seminário nesta sexta-feira

Evento reunirá gestores, pesquisadores e sociedade civil para debater desafios e potencialidades da Amazônia Legal e da Ilha do Marajó

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
15/10/2025 19h04

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realiza, nesta sexta-feira (17), o Seminário de Sustentabilidade Ambiental, a partir das 9h, no auditório da instituição, localizado na Avenida Presidente Vargas, 670, bairro da Campina, em Belém. O evento tem como objetivo apresentar os estudos mais recentes desenvolvidos pela Diretoria de Pesquisas e Estudos Ambientais (DIPEA), por meio da Coordenação de Estudos Territoriais (CET), com foco na produção de conhecimento científico para subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Durante o seminário, serão lançados dois importantes produtos: o Boletim da Sustentabilidade da Ilha de Marajó e o Painel da Sustentabilidade da Amazônia Legal. Os materiais integram o projeto Atlas da Sustentabilidade e trazem análises detalhadas sobre as condições ambientais e sociais desses territórios.

O boletim sobre a Ilha de Marajó apresenta dados que indicam estabilidade no nível de sustentabilidade do arquipélago entre os anos de 2003 e 2023. A publicação reúne informações sobre relevo, cobertura da terra, uso e ocupação do solo, além de dados populacionais e territoriais, oferecendo uma base científica para a formulação de políticas públicas e ações de conservação ambiental.

“Nosso objetivo é subsidiar o planejamento e a gestão territorial, fornecendo base científica para políticas públicas e ações voltadas à realidade local”, destacou Maiara de Oliveira Cordeiro, coordenadora de Estudos Territoriais da Fapespa.

Já o Painel da Sustentabilidade da Amazônia Legal apresenta os resultados do Barômetro da Sustentabilidade, metodologia que mede o nível de bem-estar humano e ecossistêmico nos nove estados que compõem a região. A pesquisa inclui, nesta edição, todo o estado do Maranhão, ampliando a abrangência e permitindo uma leitura integrada dos desafios e potencialidades socioambientais amazônicos.

Ciência aplicada à gestão pública

A diretora de Pesquisas e Estudos Ambientais da Fapespa, Luziane Cravo, enfatizou a importância do seminário como espaço de articulação entre ciência e gestão pública. “O empenho em realizar esse seminário e apresentar esses produtos à sociedade e aos gestores tem como objetivo fornecer informações que possam orientar decisões nos municípios”, afirmou.

Segundo a coordenadora Maiara Cordeiro, a iniciativa reafirma o papel da Fapespa na produção de conhecimento aplicado à realidade amazônica. “É uma contribuição concreta para fortalecer a integração entre pesquisa, planejamento e políticas públicas na região”, completou.

Atlas da Sustentabilidade

O Atlas da Sustentabilidade chega à sua quinta edição com uma trajetória de sistematização e divulgação de informações estratégicas sobre o território paraense. Produzido por uma equipe multidisciplinar da CET/DIPEA, o projeto já mapeou áreas como a Ilha de Cotijuba, Mosqueiro, Caratateua, Combu, Ilhas das Onças, entre outras localizadas no entorno de Belém.

“Esses produtos estão disponíveis na plataforma digital da Fapespa, com fácil acesso para participantes do seminário, gestores municipais e também para quem virá a Belém durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Assim, oferecemos referências confiáveis para quem deseja conhecer melhor essas regiões, inclusive com segurança para realizar visitas técnicas ou turísticas”, reforçou Luziane Cravo.