Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Hospital Oncológico Infantil celebra dez anos de dedicação à vida e à esperança

Hospital referência em oncologia pediátrica no Norte do Brasil comemora uma década de compromisso com o cuidado humanizado e a excelência na saúde pública

Por Governo do Pará (SECOM)
15/10/2025 16h58
Brincadeiras, guloseimas e diversão animaram a garotada

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu, nesta quarta-feira (15), a celebração de uma década de atuação como referência no tratamento do câncer infantojuvenil na região Norte do Brasil. Inaugurada em 12 de outubro de 2015, a unidade pública do Governo do Pará comemora a data com o tema “10 anos pela vida no Parque da Alegria”, reafirmando o compromisso com a vida, a humanização e o acolhimento que transformam diariamente a realidade de centenas de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.

Habilitado pelo Ministério da Saúde desde 2017 como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o hospital dispõe de mais de 500 colaboradores, 89 leitos exclusivos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e realiza procedimentos de alta complexidade, como neurocirurgias, cirurgias de cabeça e pescoço e intervenções ortopédicas. Em uma década de funcionamento, 372 crianças e adolescentes tocaram o “Sino da Vitória”, símbolo da superação e da esperança que marca a jornada de quem vence o câncer infantojuvenil.

Com uma trajetória consolidada, o Hoiol possui uma média anual de 484.390 atendimentos, refletindo o alcance e a relevância do serviço público de saúde especializado. Dos quais são realizados 256.362 exames laboratoriais, 94.226 consultas de apoio multiprofissionais, 37.329 infusões quimioterápicas, 23.726 consultas médicas, 11.724 consultas de urgência e emergência e 4.825 procedimentos cirúrgicos.

A unidade mantém ainda um índice médio anual de satisfação de 95,3%, reflexo do empenho da gestão pautada em padrões de qualidade e um cuidado centrado no paciente, que repercutem  na confiança depositada pelas famílias na assistência. Para a diretora-geral, Sara Castro, o resultado reflete acima de tudo a capacidade do ser humano de se doar em prol da missão de cuidar da vida de crianças e adolescentes que passam pela instituição.

“É um dia de profunda gratidão por estarmos aqui, celebrando uma década de dedicação, compromisso e, acima de tudo, de amor à vida. O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo construiu uma trajetória marcada por desafios, aprendizados e conquistas. Vivemos momentos de desafios e de luta, mas também de esperança, superação e muitas vitórias. Aqui, pulsa fé, amor e humanidade. Que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas e de renovação do compromisso de servir com excelência e acolher com o coração”, disse.

Luciana Lins e banda participaram da programação

Programação - A celebração ocorreu de forma lúdica e temática na brinquedoteca do 5º andar com a participação do palhaço Tio Bala e da cantora Luciana Lins e banda com a presença de colaboradores e pacientes. Na ocasião, os colaboradores mais antigos fizeram depoimentos que relembraram o início das atividades do hospital.

A fonoaudióloga Nahone Sarges acompanhou de perto o crescimento de muitos pacientes, que chegaram ao hospital ainda bebês e hoje já são adolescentes. “Sabemos que o ‘bem’ mais precioso de muitas famílias está em nossas mãos, por isso sempre estamos estudando, aprimorando o conhecimento para trazer o melhor cuidado para o filho de vocês. Então, continuo aqui, porque acredito que a minha missão ainda não acabou”, disse.

A diretora técnica do Hoiol, Alayde Vieira, relembrou a trajetória de construção e consolidação da unidade, crescimento de cada etapa, das paredes às primeiras equipes. “Não imaginávamos quantas histórias de amor e superação seriam vividas aqui. Cada profissional tem um papel essencial nessa missão, porque cuidar aqui é, acima de tudo, cuidar do amor de alguém. Começamos atendendo 32 pacientes e hoje já são mais de 1.300 vidas que inspiram nosso compromisso diário com a fé, a entrega e a excelência no cuidado.”

Festa temática envolveu colaboradores, pacientes e voluntários

Texto: Leila Cruz - Ascom/Hoiol