Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc divulga vencedores do Prêmio de Inovação na Educação com Chromebooks

Professores vitoriosos são de Cotijuba e Alenquer, e já vão participar de evento educacional na sede do Google Brasil, no próximo dia 21, em São Paulo (SP)

Por Lilian Guedes (SEDUC)
15/10/2025 12h44
Professores recebem a notícia da conquista do prêmio de inovação educacional, pelo titular da Seduc, Ricardo Sefer

No Dia do Professor comemorado, nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o resultado dos professores vencedores do “Prêmio Inova Servidor”. Os docentes vitoriosos vão participar do evento de inovação educacional na sede do Google Brasil, em São Paulo, no dia 21 de outubro de 2025. O anúncio foi feito, na terça-feira (14), de forma online, pelo secretário de Educação, Ricardo Sefer. 

“Muito emocionado por podermos premiar a Clara e a Taiane. Dizer que vocês vão conhecer o Google, que o projeto de vocês vai, sim, tomar maiores proporções do que vocês imaginam. Então, parabéns, do fundo do coração, que o exemplo de vocês possa, potencialmente, contaminar toda a nossa rede, e saibam que vocês vão como representantes. Representantes dos nossos professores, da garra do que é o educador público do Estado do Pará. Que a gente possa usar esse instrumento, como vários outros, para que a gente possa multiplicar e só quem tem a ganhar são os nossos alunos, a quem todos merecem a maior deferência”, ressaltou o titular da Seduc, Ricardo Sefer. 

A dinâmica online, na terça-feira, permitiu que os professores da rede pública estadual apresentassem, em um vídeo de 3 minutos, uma prática pedagógica explicando sua eficiência e resultados através do uso de Chromebooks.

Um dos projetos vencedores é o da professora Taiane Novaes do Carmo, lotada da Escola Estadual Professora Marta da Conceição, localizada em Cotijuba, em Belém. Ela apresentou o projeto “Do Lixo à Consciência Ambiental: Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica e Tecnologias Digitais para uma Educação Sustentável na Ilha de Cotijuba-PA”, desenvolvido com estudantes do ensino médio na comunidade ribeirinha da Ilha, aliando a articulação científica, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais que envolvem a reflexão sobre o descarte irregular de resíduos sólidos.

"Eu estou feliz, quando recebi o e-mail, imaginei que fosse mais uma etapa, imaginei que tivessem outros professores e já estava feliz só em poder compartilhar e ouvir relatos de outros professores. É bom saber que temos outras pessoas no Pará, compartilhando e, assim,  somos loucos pela educação porque é onde muda a vida, já mudou a minha e com certeza vai ajudar a dos nossos estudantes", emocionada a professora Taiane. 

No projeto dela, os alunos utilizaram o Google Formulários para a pesquisa com moradores; Google Earth para o mapeamento de áreas críticas e Google Planilhas e Docs para análise e redação colaborativa dos resultados. Além disso, o Canva foi utilizado para a criação de materiais educativos. O produto resultou no jogo didático “Salve os Peixinhos” voltado para a sensibilização ambiental da comunidade escolar. 

O outro projeto selecionado foi idealizado pela professora de Ciências e Biologia, Clara Araújo Salviano, da Escola Estadual Santo Antônio, do município de Alenquer, com o tema: “Ciências em 3D: criando e explorando modelos em sala de aula”.

A proposta consiste em utilizar recursos digitais para tornar o ensino de Ciências mais interativo e visual, organizado em três etapas, permitindo que você utilize os Chromebooks para acessar bancos de modelos tridimensionais gratuitos, como Sketchfab, Smithsonian 3D e BioDigital Human, explorando estruturas biológicas em detalhes. Na sequência, há a produção de apresentações no Google Slides e criação de modelos 3D no Tinkercad, representando sistemas do corpo humano, estruturas reprodutivas e conceitos ecológicos.

"Fiquei bem emocionado, lembro que quando escrevi eu contei com os meus alunos, e aí eles disseram que estavam torcendo por mim, que daria certo. E eu acho que quando a gente é professor, somos também uma figura representativa para o nosso aluno, esse processo de ensino e aprendizagem, como vocês falaram, eu venho daqui do interior, eu sou de Alenquer, eu saí para me formar, e aí eu, além de ser professor, eu sou uma figurativa para os meus alunos, e eles verem que tem essa oportunidade que a gente consegue, através das nossas ideias, transformar, chegar em lugares que a gente nem perdeu que conseguiria chegar, é uma forma também de motivá-los. Eu quero muito agradecer por vocês terem ouvido nossos projetos, eles acreditaram, e saber que é um projeto que pode ir para outros lugares”, disse a professora Clara Salvino! 

A iniciativa destaca o potencial dos Chromebooks e das ferramentas digitais abertas para promover a aprendizagem ativa, a criatividade e o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes.