Governo homenageia a padroeira dos paraenses no Traslado para Ananindeua
Governador Helder Barbalho e vice-governadora Hana Ghassan acompanharam a passagem da Imagem Peregrina em frente ao Palácio dos Despachos

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan acompanharam junto a milhares de devotos, nesta sexta-feira (10), a passagem da procissão do Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Ao lado de outras personalidades públicas e de servidores, em geral, os dois chefes do Executivo Estadual assistiram à passagem da berlinda na frente do Palácio do Governo, em Belém, e prestaram homenagens à padroeira dos paraenses.
O Traslado para Ananindeua é a segunda procissão da Quadra Nazarena e a de maior percurso. São mais de 50 quilômetros de extensão entre três cidades da Região Metropolitana de Belém.

O Governo do Pará também contribui para a realização da festividade, por meio dos órgãos de Segurança Pública, por exemplo. A romaria, desta sexta-feira, partiu da Basílica Santuário de Nazaré, às 8h, em Belém, com destino a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Igreja Matriz de Ananindeua.
O carro com a berlinda é acompanhado por ciclistas, corredores e outros veículos. As calçadas e canteiros centrais ficam lotados de fiéis que aguardam para assistir a passagem da padroeira.
Um dos momentos mais emocionantes ocorre no Hospital Ophir Loyola, onde a Imagem Peregrina é retirada da berlinda e levada para mais próximo dos pacientes para abençoá-los.

Em frente ao Palácio do Governo, onde o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan acompanhavam o traslado. Houve inclusive a homenagem com chuva de papel picado e fogos de baixo ruído. A berlinda ficou parada por cerca de 40 segundos, tempo em que as orações foram feitas de forma silenciosa.
De mãos erguidas para a Virgem de Nazaré, o governador fez suas orações particulares. Ele estava ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho. "É uma satisfação agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pelas graças alcançadas. Pelas ruas de Belém, de Ananindeua e Marituba, por onde Ela passar, que derrame bênçãos!", disse o governador. "Viva intensamente este momento com Maria. Que Ela, a Rainha da Amazônia, possa proteger todas as nossas famílias", completou Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan se emocionou. "Círio é um sentimento que não se explica. É emoção pura! Que Nossa Senhora nos cubra com seu manto de amor!", exaltou.
Neste sábado (11), serão realizadas quatro procissões: Rodoviária, Fluvial, Moto romaria e Trasladação. Inclusive, este ano, o navio da Marinha Garnier Sampaio, que conduz a Imagem Peregrina durante o Círio Fluvial, partirá do novo Terminal Hidroviário de Icoaraci, entregue pelo Governo do Pará, no último dia 8 de outubro.

Segurança - A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deu início, no último dia 6, a Operação Círio 2025. A ação envolve todos os órgãos do sistema Segurança Pública em ações preventivas e ostensivas. A operação inclui desde a segurança dos romeiros, na BR-316, até o Recírio, encerrando as festividades no dia 27 de outubro.

Trânsito - Os órgãos de segurança e trânsito, estaduais e municipais, farão a interdição das principais vias e no entorno do percurso das procissões do Círio de Nazaré 2025, especialmente, no sábado (11), e domingo (12), quando ocorrem a Moto Romaria, Trasladação e Círio, respectivamente.