Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Jucepa lança novo serviço que permite abertura de empresas e emissão de certidões pelo WhatsApp

A iniciativa integra o programa Redesim-Conectada e tem foco no fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
08/10/2025 18h15

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) lançou, nesta segunda-feira (6), um novo serviço digital que permite a abertura de empresas e emissão de certidões diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa integra o programa Redesim-Conectada e tem foco no fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Com a novidade, empreendedores podem formalizar seus negócios pelo número (91) 3217-5854, usando apenas o celular. O processo é totalmente digital e exige informações do requerente, da empresa, dos sócios e do contador responsável. Após o envio dos dados, é gerado um protocolo para análise dos órgãos competentes.

Além da abertura de empresas, a ferramenta também permite solicitar três tipos de certidões digitais: Simplificada, de Inteiro Teor e Específica. O sistema gera um boleto DAE, e, após o pagamento, a certidão é enviada por e-mail.

Segundo o presidente da Jucepa, Filipe Meireles, o serviço representa um avanço na modernização dos serviços públicos e deve contribuir para um ambiente de negócios mais acessível e dinâmico no Estado.

“O avanço representa um marco na modernização dos serviços públicos no Pará. Com a implementação, espera-se criar um ambiente de negócios mais dinâmico e acessível, beneficiando empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou.

Para a secretária-geral da Jucepa, Karla Dias, a medida amplia a inclusão digital e aproxima o serviço público dos cidadãos. “A ideia é oferecer um canal moderno, que esteja próximo do cidadão e que reduza os obstáculos para quem deseja empreender. Com o WhatsApp, conseguimos atender de forma mais humanizada, prática e rápida”, ressaltou.

O gerente de Registro Mercantil, Roberto Canelas, destaca que a iniciativa também melhora a eficiência administrativa, reduz o tempo de formalização e padroniza os procedimentos.

“Ao integrar a abertura de empresas a uma ferramenta tão popular quanto o WhatsApp, conseguimos diminuir o tempo médio de formalização e padronizar os procedimentos, o que garante mais transparência e agilidade para o empreendedor”, explicou.

A expectativa é de que o novo serviço impulsione o surgimento de negócios em todo o Pará, fortaleça o setor produtivo e estimule a geração de emprego e renda.