Governo do Estado oferece pontos de apoio estratégicos aos romeiros do Círio de Nazaré
O foco é garantir que os devotos vivenciem a fé com segurança e cuidado nas procissões

Pontos de hidratação, alimentação, orientação e atendimentos médicos serão oferecidos aos romeiros e promesseiros, em pontos estratégicos, pelo Governo do Estado, durante as romarias e procissões que fazem parte de uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. A mobilização dos órgãos estaduais integra a tradicional Operação Círio.
Os atendimentos de saúde, coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolvem mais de 500 profissionais e iniciam no dia 7 de outubro, durante a Caminhada “Caminhos de Nossa Senhora de Nazaré”, que presta assistência aos peregrinos que seguem pela BR-316, Alça Viária, Rodovia de Mosqueiro e Santo Antônio do Tauá. Neste ano, serão 14 postos de atendimento, funcionando 24 horas, com estrutura de macas, materiais médicos, curativos e ambulâncias para remoção de urgência.
Nas procissões da Trasladação e do Círio, serão instalados 10 postos fixos da Sespa nas avenidas Nazaré e Presidente Vargas, equipados para pronto atendimento. As equipes multiprofissionais são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio, com o suporte de ambulâncias da Sespa, Samu, Corpo de Bombeiros e instituições conveniadas. Nas outras romarias, a secretaria disponibilizará equipes itinerantes.
A partir de sexta-feira (10), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) disponibilizará um ponto de apoio aos romeiros que seguem pela BR-316 em direção às grandes procissões do Círio de Nazaré. A partir das 5h, profissionais e residentes da área da saúde vão estar de prontidão para oferecer cuidados multiprofissionais, com serviços gratuitos de massagens, aferição de pressão arterial, limpeza e curativos, além da entrega de café da manhã.

Ao longo da avenida Almirante Barroso, em Belém, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e a Fundação ParáPaz montarão também pontos de apoio. "Apoiar os promesseiros é de grande importância, já que muitos percorrem longas distâncias a pé ou em condições físicas que demandam acompanhamento especializado, especialmente em momentos de grande mobilização, como o Círio de Nazaré", ressalta Josynélia Tavares Raiol, presidente do Iasep.
O Instituto estará mobilizado na frente da sede, no bairro do Marco, para atender os romeiros que participarão do Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, entre Belém e Ananindeua, que ocorrerá na sexta (10). O ponto de apoio funcionará de 08h até às 18h e também realizará acolhimento à romeiros que pagam suas promessas caminhando de seus municípios em direção à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. O foco é garantir que os devotos vivenciem a fé com segurança e cuidado.
O espaço oferecido pela ParáPaz funcionará na calçada em frente ao Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na avenida Almirante Barroso, nº 1765, bairro do Marco, durante o período de 08 a 10 de outubro, em escalas de 24 horas. “Receber os romeiros que chegam cansados depois de tantas horas de caminhada é reafirmar o compromisso da Fundação com o cuidado, o respeito e o amor ao próximo. Nossos servidores voluntários se dedicam, oferecendo não apenas apoio físico, mas também escuta, afeto e incentivo”, destaca Alberto Teixeira, presidente da ParáPaz.
Seplad - Durante a romaria do Traslado para Ananindeua-Marituba, a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) organizará um ponto de apoio em sua sede, localizada na travessa do Chaco, nº 2350, também no bairro do Marco, em Belém, que funcionará das 19h do dia 9 de outubro e até o dia 10 de outubro. Ao todo, 30 servidores se voluntariaram para participar da ação, que será realizada em quatro turnos de trabalho, com a distribuição de água e café completo, alimentação, disponibilização de cadeiras para descanso e lavagem dos pés dos romeiros, como uma forma de acolher e higienizar os pés daqueles que passam longas horas caminhando.

Cruz Vermelha – O espaço da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), localizado na Avenida Nazaré, nº 1298, rua por onde passam as duas principais procissões do Círio de Nazaré, será um dos pontos de apoio da Cruz Vermelha Brasileira – filial Pará durante a programação da festividade.
A iniciativa garante suporte humanitário aos devotos que participam das celebrações e fortalece a rede de solidariedade que simboliza o Círio de Nazaré.
“O Círio é mais do que uma celebração religiosa, é o encontro do povo paraense com a sua fé, sua história e sua solidariedade. Para nós, da Codec, poder abrir nossas portas para ações que unem fé, cultura e responsabilidade social é motivo de grande alegria. Essas parcerias representam o quanto é possível transformar devoção em gestos concretos de cuidado e união”, celebra o presidente da Codec, Lutfala Bitar.
Segurança - O Sistema de Segurança Pública atua de forma integrada em todos os 28 eventos relacionados à festividade do Círio de Nazaré 2025. Cerca de 60 policiais militares e 26 viaturas estão distribuídas ao longo dos trajetos oficiais, onde estão localizados os 28 postos de atendimento aos romeiros, a fim de coibir qualquer prática criminosa e prestar atendimento no âmbito da segurança de forma ágil.
"Trabalhamos em parceria com os órgãos de saúde, trânsito e segurança municipais e federais para assegurar que todos possam vivenciar essa experiência de fé em um ambiente seguro e acolhedor. Reforçamos a importância da colaboração da comunidade e dos romeiros, em caso de qualquer situação suspeita e de emergência no percurso, que possam ligar para o 190 e acionar o Ciop, para que possamos atender com celeridade a partir da viatura que estiver no ponto mais próximo”, informa o secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.