FCP recebe inscrições online para oficinas de Animação 3D e Ilustração digital no Laboratório Maker
Inscrições seguem abertas até dia 10 de outubro; seleção para módulo de animação exige análise de portfólio

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), oferece uma programação de oficinas do Laboratório Maker no Curro Velho e Casa da Linguagem, durante o mês de outubro. As inscrições para os cursos, que incluem os temas "Pré-Produção de um Curta de Animação 3D" e "Ilustração Digital para Motion Comics", estão abertas e podem ser realizadas de forma online até o dia 10 de outubro.
Um dos destaques da programação é a oficina de "Pré-Produção de um Curta de Animação 3D", que será ministrada pelo instrutor André Guerra. A carga horária total é de 20 horas, com previsão de realização no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo. A proposta central da atividade é introduzir os processos de pré-produção necessários para a criação de curtas-metragens de animação 3D.
O conteúdo programático inclui a introdução à animação digital e ao pipeline (etapas) de produção, desenvolvimento de ideias, roteiro e personagens, além de storyboard e animatic. A modelagem 3D de personagens e cenários também faz parte da estrutura curricular.

A participação neste curso exige seleção de portfólio, e os interessados devem anexar ao final do formulário de inscrição um link que apresente trabalhos como desenhos, ilustrações, roteiro, quadrinhos ou vídeos. O resultado da seleção será divulgado por meio do e-mail cadastrado até às 18h do dia 10. As aulas do primeiro módulo estão programadas para ocorrer em duas semanas, sendo a primeira de 14 a 17 deste mês e a segunda, de 20 a 24 do mesmo período.
Após o encerramento do primeiro módulo, a FCP abrirá inscrições para o segundo módulo, focado na "Produção de Curta de Animação 3D", que será realizado no período de 27 de outubro a 7 de novembro. Nesta segunda etapa, o trabalho envolverá rigging, animação, iluminação e render, com o objetivo de desenvolver um curta coletivo de animação 3D. A preferência de inscrição neste módulo será dada aos participantes da primeira etapa.
A grade de outubro também conta com a "Oficina Ilustração Digital para Motion Comics", ministrada por Eliezer França, que ocorrerá no Lab Maker da Casa da Linguagem, entre os dias 14 e 24 deste mês.

Andrei Miralha, Coordenador de Oficinas do NOCV, explica: “a gente vai trabalhar agora com a programação de final de ano, já que a partir de novembro os espaços do Curro Velho e da Casa da Linguagem serão cedidos para a COP30. Dentro do nosso Laboratório Maker, aqui no Curro Velho, faremos uma oficina de Animação 3D focada na produção de um curta, usando o Blender, que é um software livre de animação de qualidade reconhecida — inclusive, um filme produzido com Blender ganhou um Oscar neste ano - a animação Flow. O trabalho está dividido em dois módulos de 20 horas: um de pré-produção, onde discutiremos a história, o storyboard e a construção de personagens, e o segundo focado na produção da animação, sob a instrução de André Guerra”.

A FCP informa que a inscrição online é gratuita e representa uma oportunidade de aperfeiçoamento e de preparação para atuação no mercado de trabalho e geração de renda. Desta forma, é solicitada aos interessados a inscrição apenas mediante a certeza da participação, assumindo o compromisso de não ocupar a vaga de outro candidato. As inscrições para todas as oficinas seguem até 10 de outubro e devem ser realizadas neste link.
Sobre os Laboratórios Maker - Implantados pela Sectet, são espaços de capacitação tecnológica que promovem a Cultura Maker ou a filosofia do "Faça você mesmo". Esses laboratórios, como os do projeto Amazon Maker em parceria com a Fundação Cultural do Pará, oferecem cursos práticos de Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D e Informática, com o objetivo de estimular a criação, o pensamento crítico e o aprendizado mão na massa. Eles visam preparar jovens e adultos, incluindo estudantes de Escolas Técnicas (Eetepas), com habilidades avançadas em tecnologia para se adaptarem às novas demandas do mercado de trabalho, no Pará e no mundo.
As iniciativas são promovidas pelo governo do Estado do Pará e demonstram o papel da Fundação Cultural do Pará (FCP) como principal órgão do Estado responsável pela execução das políticas públicas de cultura do Pará, promovendo a capacitação e o acesso a ferramentas digitais no campo da produção cultural. Acompanhe as ações da FCP pelo site e rede social.