Planetário do Pará promove observação da Superlua na próxima terça-feira (7)
A ação vai ocorrer a partir das 19h, de forma gratuita, no CCPPA, sem a necessidade de inscrição prévia, com o fechamento dos portões às 20h30

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) vai promover, na próxima terça-feira (7), a observação da Superlua. A ação vai ocorrer a partir das 19h, de forma gratuita, no CCPPA, sem a necessidade de inscrição prévia, com o fechamento dos portões às 20h30. Esta será a primeira vez que a Superlua ocorrerá em 2025. Na observação, serão disponibilizados telescópios e binóculos para observação dos detalhes da Superlua. Ressalta-se que a realização da atividade vai estar sujeita às condições climáticas.
Uma Superlua é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua cheia, ou a Lua nova, coincide com o ponto de maior aproximação da Lua em relação à Terra, chamado de perigeu. “Isso é possível pois a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse. Com isso, há um ponto em que a Lua está mais próxima da Terra (o perigeu) e um ponto em que está mais distante, chamado de apogeu”, explica o técnico em Física do CCPPA, Gabriel Condurú.
Conforme Gabriel, quando uma Superlua cheia ocorre, ela está bem mais próxima de nós do que quando está no apogeu. Essa proximidade faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que a Lua cheia no apogeu. “No entanto, essa diferença no tamanho e no brilho pode ser sutil e nem sempre é fácil de notar a olho nu”, complementa.

Ademais, a principal consequência das Superluas são sutis modificações nas marés. “Devido à Lua estar mais próxima, sua força gravitacional sobre a Terra é ligeiramente maior, o que resulta em marés cheias mais altas e marés baixas mais baixas, a grosso modo”, destaca o técnico em Física. No entanto, Gabriel Condurú pondera que não há evidências científicas de que as Superluas causem desastres naturais, como terremotos ou erupções vulcânicas, por exemplo.
Missão
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), completou 26 anos de existência no último dia 30 de setembro. A instituição atua com a missão de difundir, promover e aplicar o conhecimento em ciências, por meio de uma maior interação com os visitantes do espaço, que têm acesso a experimentos e exposições das áreas de Astronomia, Física, Química, Biologia e Matemática.
Dessa forma, a instituição se configura como um importante espaço de ensino não formal, que preza pelo princípio da socialização do conhecimento científico e possibilita o acesso a variados conhecimentos, com uma linguagem simples e interativa.
Visitações
O CCPPA é aberto à visitação do público em geral, sem a necessidade de agendamento prévio, em dois dias: quarta-feira, com entrada gratuita, das 14h30 às 17h30; e sábado, das 8h30 às 11h30. O valor da entrada, aos sábados, custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará também recebe visitações escolares e em grupos, de terça a sexta-feira, mediante agendamento, que pode ser efetuado pelo telefone (91) 3284-9116, e-mail: [email protected] ou presencialmente, no Planetário do Pará, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O espaço está localizado na rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho.
Serviço:
Observação da Superlua
Dia 7 de outubro, a partir das 19h, com fechamento dos portões às 20h30.
Entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia
Endereço: Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho.