Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS
English Version

Discussões em eixos temáticos marcam 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

Grupos de Trabalho debateram propostas em seis eixos visando etapa nacional

Por João Victor Barra (SEIRDH)
03/10/2025 12h17
Os grupos de trabalho da 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, no campus da UFPA, em Belém

A 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), seguiu na manhã desta sexta-feira (3) com Grupos de Trabalho (GTs) formados a partir de seis eixos para elaboração de propostas de políticas públicas para votação. Realizada no ICJ (Instituto de Ciências Jurídicas) e ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, a programação reúne representantes da sociedade civil organizada e do poder público para debates sobre direitos humanos.

Coordenadora de diversidade sexual e gênero da Seirdh, Gabriela Borja: "As políticas propostas são baseadas na justiça social"

Os Grupos de Trabalho seguiram a estrutura da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. Para Gabriela Borja, coordenadora de diversidade sexual e gênero da Seirdh, o grande momento da conferência foi a formulação e construção das proposições para a etapa nacional. “As políticas propostas construídas aqui são baseadas na perspectiva de justiça social, igualdade, de enfrentar os retrocessos e atualmente com uma pauta de justiça climática muito importante, como também o fortalecimento institucional”, afirmou.

Eixos temáticos

Os debates estavam alinhados aos seis eixos temáticos definidos: “Enfrentamento das Violações e Retrocessos”, que inclui combate à violência, ao racismo, à intolerância religiosa e à discriminação contra grupos vulnerabilizados; “Democracia e Participação Popular”, com foco no fortalecimento de conselhos, liberdade de expressão e combate à desinformação.

Participantes abordam temas como “Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos”, sobre a proteção de comunidades

Também foram debatidos temas como “Igualdade e Justiça Social”, abordando políticas de inclusão, combate à pobreza e promoção da equidade racial e de gênero; “Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos”, que trata da proteção de comunidades tradicionais e dos impactos das mudanças climáticas; “Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional”, voltado ao fortalecimento de mecanismos globais de defesa dos direitos fundamentais; e “Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos”, que busca consolidar conselhos, sistemas e órgãos de promoção e defesa dos direitos no país.

Conselheira estadual de direitos humanos, Silvina Macêdo, participa das discussões sobre “Igualdade e Justiça Social”

Participação

A conselheira estadual de direitos humanos, Silvina Macêdo, participou do eixo “Igualdade e Justiça Social”. Ela ressaltou a escolha pela temática. “Escolhi participar deste eixo porque percebo que não se enxerga políticas públicas voltadas para o povo de matriz africana. Então, para que haja uma afirmação enquanto povos de ancestralidade e tradição, precisamos ocupar esses espaços e pautar políticas públicas para o nosso povo”, disse.

Jeferson Amaral, delegado do município de Marabá: "É inegável a importância da conferência estadual", disse ele.

Vindo do município de Marabá e delegado oriundo da conferência intermunicipal, o professor Jeferson Amaral participou do eixo “Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos” e destacou a essência da conferência no contexto atual da Amazônia. “A importância de realizar a conferência é inegável, haja vista que as questões globais pedem essa discussão sobre direitos humanos. E dentro do nosso território amazônico esse debate reproduz um poder de falar único. Como sou educador da área geográfica, então escolhi a área de maior afinidade, onde pude contribuir com grandes pautas e o embasamento teórico visando oferecer qualidade de vida a pessoas que usufruem do espaço urbano justamente com a questão climática”, pontuou.

Programação - A programação prossegue no período da tarde desta sexta-feira (3). Será realizada a votação das propostas de políticas públicas oriundas dos Grupos de Trabalho e a eleição de delegados(as) para a etapa nacional prevista para ocorrer entre 10 e 12 de dezembro, em Brasília (DF).