Arcon finaliza balanço da Operação Verão
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) finalizou o balanço da Operação Verão 2015, realizada durante todo o mês de julho. No modal rodoviário, foram mais de sete mil abordagens registradas. Já no setor hidroviário, as saídas para o Marajó mobilizaram 18 embarcações, com uma média de 600 passageiros por cada viagem. O objetivo foi garantir aos veranistas segurança e qualidade no transporte intermunicipal de passageiros nos modais rodoviário e hidroviário.
A equipe de fiscalização rodoviária do órgão mobilizou dez supervisores, 40 controladores e dez viaturas. Nos 18 municípios fiscalizados, as equipes da Arcon realizaram 7.285 abordagens, registraram 789 autos de infração e apreenderam 69 veículos. A infração com maior incidência no transporte rodoviário intermunicipal foi o excesso de passageiros.
A Arcon autorizou que 115 veículos extras trabalhassem no serviço convencional e diferenciado de transporte de passageiros para os principais balneários, de maneira a evitar que o veranista utilizasse o transporte clandestino. Já no modal rodoviário, a Arcon trabalhou em conjunto com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Transporte hidroviário - A fiscalização foi intensiva em todos os portos e travessias regulados pela Arcon, tanto na capital quanto no interior. Entre gerente, fiscais e supervisores, 32 servidores da Agência trabalharam em 18 pontos de fiscalização. No período de 1º de julho a 5 de agosto foram emitidas 16 multas contra empresas de transporte hidroviário por desrespeito aos direitos dos passageiros.
A Arcon solicitou às empresas reguladas embarcações em horários extras para atender à procura excedente e evitar longas filas. Os passageiros ganharam, ainda, mais duas opções de transporte diferenciado. Uma delas foi o serviço de lancha para Cametá, e a outra foi o ferry-boat para Ponta de Pedras.
No dia 16 de julho, o governo do Estado disponibilizou uma lancha para travessia ao município de Moju, garantindo mais segurança e reduzindo o tempo de espera dos passageiros pelo transporte. Desde o último dia 5 de agosto, a embarcação, com capacidade para 100 passageiros, passou a fazer as viagens sem precisar respeitar o intervalo de uma hora, desde que haja um número razoável de pessoas aguardando o transporte.
As fiscalizações no modal hidroviário foram feitas em parceria com a Capitania dos Portos, o Grupamento Fluvial (GFlu), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Mesmo com o final do período de férias, a Arcon recomenda aos passageiros que utilizem apenas os serviços de empresas reguladas pela Agência.
Serviço: Denúncias e pedidos de informação podem ser feitos pelo telefone 0800 091 1717, pelo e-mail [email protected] ou diretamente nos pontos de atendimento da Arcon nos terminais rodoviários e hidroviários. Durante as férias escolares e feriados prolongados, as denúncias pode ser enviada para o número (91) 9 8887-6148.