Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro Estadual promove acolhimento humanizado com primeira Dieta de Conforto da unidade

Por Joelza Silva (PSRM)
19/12/2025 19h10

Victor Hugo Gomes Costa, 40 anos, morador do bairro da Pedreira, em Belém, almoçou nesta sexta-feira (19) as comidas que mais gosta, mesmo estando hospitalizado. Ele falou sobre como foi bom receber os alimentos no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), onde está internado há mais de 20 dias, em tratamento renal dialítico.

“Frango grelhado e arroz com galinha são alimentos que gosto muito, e estavam uma delícia, os que foram preparados para mim. Aqui no hospital, os profissionais são muito parceiros e fazem tudo para que a gente fique bem. Nem hospital particular tem o atendimento que tem aqui”, destacou o paciente.

Os alimentos que Victor Hugo recebeu, fazem parte da primeira “Dieta de Conforto” servida no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), proporcionada pela equipe multiprofissional do paciente. 

A Dieta de Conforto para pacientes internados tem como principal objetivo, proporcionar o bem-estar e intensificar o cuidado humanizado por meio do alimento que é preparado pela escolha do próprio paciente. Trata-se de uma alimentação especial, concedida em casos de internados de longa permanência, com múltiplas comorbidades ou em cuidados paliativos.

A iniciativa considera a memória afetiva, bem-estar e a dignidade do paciente, por meio da oferta de sua comida escolhida, buscando assim, aliviar o sofrimento gerado pelas privações impostas pelo tratamento hospitalar.

De acordo com o fonoaudiólogo da equipe de Reabilitação do PSRM, Bernardo Silva dos Santos, para evitar engasgos ou piorar sintomas do paciente, foram feitas algumas orientações. "Falamos sobre postura adequada para comer, com cabeceira da cama 60° - 90° graus, e reforçamos que o paciente deve estar bem acordado. O mesmo deve comer e mastigar devagar, além de não misturar o líquido com a comida. Após o término do alimento, deve esperar 45 minutos (tempo de digestão) para baixar a cabeceira", explicou.

A decisão de estabelecer uma Dieta de Conforto para um paciente parte da equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas mediante critérios. 

“Os alimentos servidos têm todas as propriedades nutricionais necessárias, mas buscamos proporcionar a satisfação, bem-estar e acalento, aliviando o seu sofrimento. Prestamos um acolhimento humanizado no SUS, que desde abril de 2025, se tornou lei, com a sanção da Lei nº 15.126/2025, que alterou a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90) para incluir a "atenção humanizada" como um princípio fundamental do SUS, garantindo legalmente um atendimento mais respeitoso, empático e centrado nas necessidades do paciente”, destaca o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinicíus Ribeiro Quadros. 

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM, localizado na avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, na região do Bengui. O Hospital se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com atendimento de Urgência e Emergência clínicas, funcionando 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.