Projeto “Educação que Transforma Vidas”, do Detran, capacita mais 32 professores da rede estadual
Capacitação é voltada para docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e privada

Os professores da rede estadual de ensino da Escola Orlando Bittar participaram de uma qualificação sobre educação para o trânsito na infância, ministrada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). O treinamento foi realizado na última segunda-feira, 29, na sede do órgão e faz parte do projeto “Educação que Transforma Vidas”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec).
Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta aos professores o ensino obrigatório da educação para o trânsito como um dos temas contemporâneos e transversais, inseridos no eixo da cidadania e educação. O Detran, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e da Gerência de Escola Pública de Trânsito, realiza essa capacitação em parceria com as secretarias de educação. O objetivo é abordar, de forma lúdica e pedagógica, a segurança no trânsito com crianças do 1º ao 5º ano, utilizando diferentes estratégias adequadas a cada faixa etária.
Voltado para a formação cidadã e a promoção da segurança no trânsito, o projeto busca incorporar a temática ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e estimular o engajamento da comunidade escolar, envolvendo professores, estudantes, pais e responsáveis.

A pedagoga da Coordenadoria de Educação de Trânsito, Geisa Tavares, explica a importância de inserir a temática no cotidiano das crianças. “Hoje, estamos aqui com mais de 30 professores, que estão adquirindo conhecimentos sobre educação para o trânsito, aprendendo como devem trabalhar o tema em sala de aula e também recebendo material didático e pedagógico voltado à educação para o trânsito, dentro de um contexto regionalizado. Ou seja, eles vão utilizar esses cadernos pedagógicos, cartilhas e jogos educativos para desenvolver atividades relacionadas ao tema”, destacou.
Durante a formação, são disponibilizados livros ilustrativos, materiais pedagógicos e artísticos, entre outros recursos de apoio, tanto para professores quanto para alunos. Além disso, haverá um acompanhamento nas escolas para avaliar o andamento do projeto e propor atividades que permitam identificar o nível de aprendizado das crianças. A iniciativa também garante suporte contínuo às escolas participantes, reforçando a importância de que a educação para o trânsito comece desde a base.

Para os professores, tudo o que a criança aprende na educação básica ela leva para toda a vida. A coordenadora e professora pedagógica do Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bittar, Déura Nunes, falou sobre como essa capacitação é importante para trabalhar os ensinamentos de educação para o trânsito na educação infantil. “Esse momento é de grande importância para nós, porque entendemos que é na educação infantil que se forma a base da criança e do futuro adulto. Então, acreditamos que podemos levar uma linguagem acessível para essas crianças, para que elas realmente participem do desenvolvimento desse projeto junto com as professoras. Acreditamos que a criança também constrói conhecimento. Ela já possui vivências no trânsito, e o que faremos é educá-la para que também se torne uma multiplicadora junto à sua família”, comentou.
O projeto está alinhado às diretrizes do Plano Plurianual 2024-2027 e da BNCC, além de cumprir o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a inserção da Educação para o Trânsito em todas as etapas e modalidades de ensino.
As escolas interessadas em aderir ao projeto podem realizar o agendamento pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].
Texto: Anna Kelly Saraiva