Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc promove simulados e formações para o reforço da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

As estratégias de preparação incluem reforço escolar, formações pedagógicas e disponibilização de materiais didáticos

Por Ivana Barreto (SEDUC)
29/09/2025 16h50

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) segue mobilizada para aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre os dias 20 a 31 de outubro em todo o Brasil. A preparação envolve um conjunto de ações estratégicas envolvendo profissionais da educação e estudantes em todo o Estado.

Dentre as iniciativas, a Seduc tem realizado a “Caravana Saeb”, com atividades pedagógicas para alunos e gestores escolares voltadas para a melhoria da aprendizagem e importância da avaliação. Já foram percorridos 39 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de um total de 40. Até o momento, mais de 3 mil lideranças educacionais foram atendidas, entre dirigentes, equipes técnicas das DREs, diretores, vice-diretores pedagógicos e secretários escolares. 

Para o secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, o conjunto de ações mostra o empenho do Governo em assegurar oportunidades para todos os estudantes.

“O Saeb é uma avaliação estratégica para medir a aprendizagem e orientar políticas públicas. Estamos trabalhando de forma articulada com os municípios e com cada escola da rede para garantir que nossos estudantes estejam preparados e possam avançar cada vez mais. Esse é um esforço coletivo, que envolve gestores, professores, estudantes e famílias, e que reflete o compromisso do Pará com uma educação pública de qualidade”, destacou o secretário.

Outra frente de trabalho é o “Movimento Saeb 2025 – Articuladores por Todo o Pará”, iniciado em agosto, com encontros formativos, escutas ativas e orientações técnicas, conduzidos por equipes da Diretoria de Gestão Educacional (DIGE). A ação já realizou 297 visitas às escolas prioritárias da rede estadual e seguirá numa segunda rodada de visitas até o período da avaliação.

Além disso, a Seduc promoveu o primeiro Simulado Pará, envolvendo estudantes do 2º de forma amostral, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em todas as escolas estaduais. A ação teve como objetivo familiarizar os estudantes com o modelo da prova, identificar pontos que necessitam de reforço e orientar os professores no processo de ensino.

As estratégias de preparação incluem reforço escolar, formações pedagógicas e disponibilização de materiais didáticos, garantindo que os estudantes tenham acesso às práticas de aprendizagem direcionadas e equitativas. 

O secretário-adjunto de Educação Básica, Júlio Meirelles, reforçou que o foco das ações é a aprendizagem dos estudantes. 

“É importante ressaltar que o foco nesse processo todo é a aprendizagem dos nossos alunos e a estratégia que nós temos adotado é através da recomposição da aprendizagem, seja pelo impacto deixado pela pandemia, mas também por toda a série histórica que o Pará tem apresentado e os desafios que são postos. Conseguimos, a partir daí, fazer uma reestruturação da política pedagógica com material estratégico estruturado – boa parte produzido pela própria equipe –, formação continuada para gestores, DREs e professores, além de aulas de reforço dentro do turno, no contra turno e aos sábados. Agora estamos na reta final para o Saeb 2025, com foco em potencializar a mobilização, o engajamento e realizar o melhor Saeb da história paraense, para que o Estado continue crescendo cada vez mais na aprendizagem em comparação às demais redes estaduais do país.”

O Pará vive um momento histórico na educação pública estadual, com 4,3 pontos no último Ideb, um salto de 26ª para a 6ª colocação no ranking nacional, consolidando os avanços conquistados com políticas públicas, investimentos e valorização do ensino público. Este ano, a meta é ampliar ainda mais os índices de qualidade da educação, com as ações já em andamento.