Governador Helder Barbalho acompanha avanço das obras da ponte sobre o Rio Guamá em São Domingos do Capim
Com 50% dos serviços executados, estrutura vai eliminar balsas e integrar municípios do nordeste paraense

O governador Helder Barbalho esteve, nesta quinta-feira (26), no município de São Domingos do Capim, para acompanhar o avanço das obras da nova ponte sobre o Rio Guamá. Com 740 metros de extensão, a estrutura já alcançou 50% de execução e vai representar um marco logístico e social para a região nordeste do Pará, eliminando a necessidade de balsas e melhorando a mobilidade entre os municípios.
A obra recebe investimentos superiores a R$ 110 milhões do Governo do Estado e está gerando 200 empregos diretos.

Integração regional e desenvolvimento
Durante a visita, o governador destacou os impactos diretos da obra na vida da população e na economia local.
“Esta é mais uma ponte que estamos construindo, com 740 metros de extensão, sobre o Rio Guamá, próximo ao encontro com o Rio Capim, em frente à cidade de São Domingos do Capim. De um lado, temos São Domingos; do outro, São Miguel do Guamá. Essa ponte vai eliminar a necessidade do uso de balsas, que tanto atrasam a vida das pessoas. É um investimento de mais de R$ 110 milhões do Governo do Pará, gerando 200 empregos diretos. Uma obra que cria uma nova alternativa logística, impulsiona o desenvolvimento, gera emprego, renda e melhora a vida da população”, afirmou Helder Barbalho.
O governador também reforçou que a ponte faz parte de um novo corredor de integração viária entre importantes municípios da região.
“Do lado de São Miguel do Guamá, a estrada segue nas proximidades da comunidade do 21, rumo à divisa Pará-Maranhão, chegando até Castanhal. Agora, com essa nova estrada entregue hoje, a ligação segue até a rodovia Belém-Brasília, entre os municípios de Irituia e Mãe do Rio. Portanto, é uma nova alternativa de integração entre Castanhal, São Miguel do Guamá, São Domingos do Capim, Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará — e toda essa região que, a partir de agora, poderá se desenvolver ainda mais, com muito progresso”, destacou o chefe do Executivo estadual.

Impacto direto na mobilidade e logística
Além de ampliar a conectividade regional, a nova ponte sobre o Rio Guamá representa um avanço importante na logística de transporte de pessoas e mercadorias, facilitando o acesso a serviços, oportunidades econômicas e políticas públicas. A estrutura será fundamental para o escoamento da produção rural e para a circulação entre municípios que, até então, dependiam exclusivamente do transporte por balsa.

A previsão é que a obra seja concluída nos próximos meses, consolidando mais uma entrega estratégica do Governo do Pará para o fortalecimento da infraestrutura viária estadual.