Policlínica Lago de Tucuruí orienta sobre prevenção e diagnóstico precoce da trombose
Unidade do Governo do Pará oferece atendimento clínico especializado e exames de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença
Na Policlínica Lago de Tucuruí, o cuidado com a saúde vai além do atendimento médico, também envolve conscientizar a população sobre riscos que muitas vezes passam despercebidos. Um desses perigos é a trombose, doença silenciosa que pode se manifestar sem sintomas aparentes, mas trazer consequências graves, como a embolia pulmonar.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2024, mais de 75 mil registros da doença ocorreram no país. Só no primeiro semestre de 2025, o número já chegou a mais de 36 mil, quase metade do previsto para o ano, um alerta que preocupa especialistas.
A médica Thaísy Primo, clínica geral que atua na Policlínica, explica que a trombose ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo, geralmente nas pernas, causando dor e inchaço e que ela se desenvolve quando há o fluxo lento do sangue, as lesões na parede dos vasos e a maior tendência do sangue a coagular.
“A trombose pode se desenvolver de forma silenciosa, mas está ligada a fatores que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. Permanecer muito tempo sentado ou deitado, sofrer pequenos traumas nas pernas ou ter condições que aumentam a coagulação do sangue são situações que favorecem o surgimento da doença”, explica a profissional.
Thaísy também destacou que alguns fatores aumentam o risco para o desenvolvimento da trombose e merecem atenção especial. “Cirurgias recentes, especialmente ortopédicas e abdominais, assim como o uso de anticoncepcionais, a gravidez, o pós-parto, a obesidade e o tabagismo podem elevar as chances de formação de coágulos”, explica.
A médica acrescenta que pessoas com câncer, doenças inflamatórias crônicas ou histórico pessoal ou familiar de trombose também devem manter acompanhamento regular e adotar hábitos que favoreçam a boa circulação do sangue.
Sintomas e Prevenção
Os primeiros sinais da trombose costumam ser sutis, mas não devem ser ignorados. Dor e inchaço em uma das pernas, sensação de calor, vermelhidão e endurecimento na região são os principais alertas. Em casos mais graves, quando o coágulo migra para os pulmões, pode causar falta de ar repentina, dor no peito e até tosse com sangue.
Segundo a médica Thaísy Primo, reconhecer os sinais é decisivo para evitar complicações. “É comum que o paciente confunda o início da trombose com uma simples dor muscular, atrasando o diagnóstico. Qualquer desconforto persistente, principalmente em uma das pernas, deve ser avaliado por um profissional de saúde”, orienta.
A especialista reforça que a prevenção é a principal aliada no combate à doença. “Pequenas atitudes fazem a diferença: movimentar-se com frequência, especialmente durante viagens longas ou períodos de repouso, manter-se hidratado, evitar o tabagismo e manter o peso sob controle. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de meias de compressão ou anticoagulantes”, orienta Thaísy.
Atendimento Especializado
A Poli de Tucuruí gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atua de forma preventiva e educativa, oferecendo atendimento clínico especializado, exames e acompanhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de trombose.
A médica destaca que objetivo é garantir um cuidado integral, com segurança e qualidade. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas com atenção e empatia, oferecendo orientações e tratamentos que promovam saúde e qualidade de vida”, destaca Thaísy Primo.
Regulação - Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços, priorizando aqueles que mais necessitam.
Serviço - A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto de Ederson Oliveira
