IFC estuda oportunidades de parcerias com o governo do Pará
A IFC, Corporação Financeira Internacional do Grupo Banco Mundial, estuda oportunidades de parcerias com o governo do Pará para o desenvolvimento de regiões do Estado na área social e de logística. O aprimoramento desses estudos foi apresentado na manhã desta terça-feira, 11, ao governador Simão Jatene, durante encontro realizado no Palácio do Governo.
A IFC é um braço do Banco Mundial que financia e investe o setor privado, com atuação em mais de 100 países, sempre de olho em projetos que buscam a sustentabilidade financeira atrelada a sustentabilidade social. Hector Gomez Ang, Country Head da IFC no Brasil, disse que o Pará tem uma extensa agenda de desenvolvimento e que a instituição planeja atuar nesse segmento.
“Nossa parceria com o estado do Pará pode vir pela parte da assessoria técnica em alguns setores específicos ou pelo financiamento de empresa que vão se instalar ou expandir mercado no estado. Esse encontro foi para trocar experiências, identificar áreas de parceria e algumas oportunidades que podemos trabalhar nos próximos meses”, contou Hector Gomez Ang.
O governador Simão Jatene destacou que o Estado tem buscado parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios, com o foco na manutenção de geração de emprego e renda para a população. Para o chefe do Executivo Estadual a parceria com o IFC é uma oportunidade de criar modelos de implantação de projetos em território paraense.
“Quando se trabalha junto o resultado se fortalece. Temos buscado constantes parcerias com o setor privado e com a sociedade para sermos aliados na solução dos problemas que atingem o Estado. Nós não temos dúvida de que o Pará é a bola da vez, mas os projetos que vem pra cá precisam estar em sintonia com o tipo de desenvolvimento que queremos aqui”, reiterou o governador Simão Jatene.
Participaram do encontro o Diretor do Programa de Cidades e Governos para a América Latina e Caribe da IFC, Kristtian Rada; a Analista de Investimentos da IFC, Laura Oller; a coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont; o secretário do Programa Municípios Verdes e da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento e Monitoramento da Gestão, Justiniano Netto; a assessora da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento e Monitoramento da Gestão, Luci Leão; e o diretor de mineração da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Eduardo Leão.