I Semana de Segurança do Paciente do Hospital da Mulher destaca meta sobre a comunicação efetiva dentro da unidade
O evento reforça os protocolos estabelecidos para o cumprimento das metas internacionais de segurança definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Como parte das atividades de capacitação de profissionais, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, promove a I Semana de Segurança do Paciente. A programação, iniciada nesta quarta-feira (17), Dia Mundial da Segurança do Paciente, segue até sexta-feira (19).
O evento reforça os protocolos estabelecidos para o cumprimento das metas internacionais de segurança definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que envolvem a identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre profissionais; verificação de informações de medicamentos e de cirurgias; controle de infecções e prevenção de quedas e lesões.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Patrícia de Melo, a programação visa fortalecer as metas de segurança, com destaque para a comunicação efetiva. “Dentro das atividades teórico-práticas, que estamos trabalhando através de dinâmicas, em que são abordadas as seis metas, escolhemos dar ênfase à comunicação efetiva, uma prioridade institucional para que possamos trilhar sempre uma comunicação clara, objetiva e eficaz, com o entendimento de que o que foi passado para aquela assistência, aquele cuidado a nossa paciente, seja feito da forma que foi estabelecido”, explicou.

A diretora-geral do HMPA, a médica intensivista Nelma Machado, destaca a relevância do tema. “O movimento da segurança do paciente é fundamental e, quando falamos de comunicação, precisamos compreender o impacto que ela gera: receber e repassar informações de forma correta entre as equipes de todos os setores faz diferença no resultado da assistência”, afirma.
Nesse contexto, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Daine Santos, explica que as dinâmicas utilizadas durante as capacitações permitem que o aprendizado seja vivenciado na prática, de forma leve e interativa. “Cada atividade traz reflexões importantes sobre a comunicação efetiva e o cuidado seguro, aproximando ainda mais a equipe da realidade do nosso dia a dia. Esse formato fortalece não apenas o conhecimento técnico, mas também o engajamento e a colaboração entre os profissionais, que são essenciais para garantir uma assistência de qualidade e centrada no paciente”, avalia.

Comissão - A coordenadora do NQSP observa que o HMPA mantém, por meio da Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente, ações permanentes voltadas ao tema. Patrícia de Melo lembra que a segurança está incorporada como prática diária de todas as equipes da unidade. “Temos institucionalizado o nosso plano de segurança do paciente 2025, reunindo diversas atividades, como o mapeamento de fluxos; mapeamento de risco; auditorias que englobam as seis metas, utilizando metodologias especializadas, traçando mês a mês treinamentos; roda de conversa; reestabelecimento de fluxos; implantação de metodologias, para que possamos garantir e mitigar riscos e, consequentemente, promover a segurança na assistência de nossas pacientes”, destaca Patrícia.

Saiba quais são as seis metas internacionais de segurança do paciente:
1. Identificação segura;
2. Comunicação efetiva;
3. Segurança medicamentosa
4. Cirurgia segura;
5. Higienização das mãos;
6. Prevenção de quedas/lesão por pressão