Semas compartilha modelo de gestão hídrica em encontro nacional de bacias hidrográficas
O Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) é o principal espaço nacional para debater sobre a gestão participativa e descentralizada das águas no Brasil
A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou do 26° Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado na última semana, no Estado do Espírito Santo. A Semas foi destaque no evento com a apresentação do artigo "A importância da integração entre o órgão gestor e o Comitê de Bacia Hidrográfica na Amazônia: O caso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim no Estado do Pará”, que narra a atuação da Semas e reafirma o compromisso institucional com a gestão participativa e descentralizada.
“O evento foi um espaço de diálogo, no qual foram apresentados casos de sucesso na gestão das águas. A Semas compartilhou experiências bem sucedidas por meio da apresentação do artigo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim, que tem a função de exercer a governança com a participação da população, debatendo o uso e a preservação dos recursos hídricos”, explica Luciene Chaves, diretora de Gestão de Recursos Hídricos da Semas.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim (CBHRM) é um órgão consultivo e deliberativo que tem como objetivo promover a gestão descentralizada dos recursos hídricos da bacia, englobando 12 municípios paraenses e contando com a participação da sociedade civil, do poder público e dos usuários de água.
“Durante o evento também apoiamos tecnicamente a construção de um segundo artigo, feito e protagonizado pelos membros do Comitê, intitulado: "Mobilização social nos municípios do CBH Rio Marapanim: Perspectivas e desafios", o texto evidencia o protagonismo do Comitê na articulação local e o papel estratégico da mobilização como instrumento da governança hídrica", destaca Luciene Chaves.
A Semas atua no fortalecimento da gestão hídrica da Amazônia por meio da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (Direh), que executa a Política Estadual de Recursos Hídricos, articulando ações com o intuito de regular os diversos usos da água, garantindo os padrões de qualidade adequados para a manutenção da vida.
Monitoramento Hidrometeorológico - a Semas, por meio da Direh, também realizou, no início do mês de agosto, o curso de Capacitação em Monitoramento Hidrometeorológico, que teve como objetivo aprimorar a qualificação técnica dos servidores, fortalecendo a gestão e o monitoramento dos recursos hídricos no Estado.
O analista ambiental da Semas, João Pedro Valente, destacou a importância do curso para o aprimoramento técnico das atividades de monitoramento e gestão hídrica. “Esse conhecimento técnico ampliou minha visão sobre como aprimorar a análise nos processos de outorga, de forma geral, considero que o curso foi muito importante, pois uniu teoria e prática de maneira aplicada à nossa realidade de trabalho, agregando bastante na nossa atuação diária”, finalizou o analista.
Texto de Vinicius Silva/ Ascom Semas