Reunião na Setran discute melhorias no acesso e mobilidade ao Marajó
Acesso e mobilidade à população da Ilha do Marajó foram temas de reunião ocorrida na última terça feira (11), na Secretaria de Estado de Transportes (Setran), entre o titular da Setran, Kleber Menezes, o secretário de Turismo, Adenauer Góes, representantes da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), José Croelhas e Antônio Paulo, e representantes da empresa Viação Ouro e Prata, Hugo Fleck, Carlos Bernaud e Marcos Vinicius Menezes.
No encontro, Kleber Menezes reiterou a determinação do governo do Estado em priorizar a demanda com linhas de navegação adequadas aos municípios que integram o arquipélago do Marajó, garantindo acessibilidade dos moradores, de forma a contribuir para economia e o turismo da região.
“Sem acessibilidade não se pode promover a mobilidade das pessoas”, disse Adenauer Góes. A região do Marajó é um dos polos que apresentam carência em transportes, portanto, há necessidade de melhorar o acesso com transporte alternativo para atender a demanda da população e dos turistas.
O acesso aos municípios do Marajó é uma proposta viável, "desde que haja integração de empresários locais interessados, e, com visão de fortalecimento da região", destacou o secretário de turismo. Segundo ele, essa alternativa sugerida de mobilidade precisa obedecer alguns critérios, entre eles menor tempo de percurso e serviço de qualidade.
A empresa Viação Ouro e Prata ficou de apresentar, em reunião agendada para o dia 25 deste mês, uma proposta para a execução do sistema operacional do serviço de transporte alternativo turístico, em caráter experimental, saindo do terminal hidroviário Luiz Rebelo Neto, em Belém, com destinos a Salvaterra e Soure.