Quinta-feira cultural da Secult tem bate-papo e apresentações musicais
Apresentações musicais de diferentes estilos e bate-papo cultural estão entre as programações dos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) nesta quinta-feira (13), em Belém. Para começar, a partir das 18h, uma conversa com as artistas Drika Chagas e Nega Suh e a Mc Talita Brooklyn com o tema: “Cores, Vozes e Muros: O olhar feminino na cena da arte urbana em Belém”, no Espaço Casa das Onze Janelas.
Também na quinta, o programa Bravíssimo apresenta o recital com o duo norte americano Carol Hill e David Hill, às 19h30, no Museu do Estado do Pará (MEP). Para encerrar a noite, cantora paraense Jacqueline apresenta o show "Coração Febril", uma homenagem à cantora Maysa, às 20h, no Teatro Gasômetro.
No Espaço Casa das Onze Janelas, o Projeto Varanda – que busca ocupar com as mais variadas formas de arte o espaço externo (varanda) – vai contar com a participação da artista plástica Drika Chagas. Belenense e formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela ministra cursos e oficinas sobre a linguagem artística em diversas instituições desde 2005. Além disso, já compôs seis exposições coletivas e quatro individuais no Pará e em São Paulo.
Atualmente, a artista ocupa o Laboratório das Artes, do espaço, com a exposição “Antiga Cidade”, com grafites de Drika, vídeo mapping de Kauê Lima, mesclados a estátuas de roca, imagens sacras usadas em procissões católicas, principalmente no período barroco.
O projeto vai contar ainda com a presença da artesã, Suhellen Sena, mais conhecida como Nega Suh, que é envolvida em coletivos e movimentos sociais e da Mc Talita Brooklyn. “Estamos abrindo espaço para o debate dessas artes, como a grafitagem, por exemplo, que muitas vezes, ficam à margem de espaços, como os museus”, ressalta Mariana Sampaio, diretora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), da Secult.
Música – No MEP, o Programa “Bravíssimo”, que leva apresentações musicais para o espaço do museu, terá um recital internacional inédito de piano e voz com o casal norte-americano Carol Wilson Hill, mezzo-soprano e o pianista David Michael Hill. Formado há 34 anos, o casal participou, em 2014, na capital paraense, da Camerata Olympia Amazônica interpretando obras do período musical colonial brasileiro, mas agora retorna com obra inédita.
O diretor do MEP, Sérgio Melo, explica que o programa tem como objetivo proporcionar bons encontros entre a música e o público paraense. “Já estamos com uma programação fechada até o final do ano, que somam mais de 25 apresentações, do erudito ao rock, como os Beatles, com tivemos no primeiro semestre”, ressalta.
Parque – No Gasômetro, o Projeto Parque Musical, que busca abrir a pauta do teatro para artistas paraenses, vai ficar por conta do show da cantora paraense Jaqueline e sua interpretação de clássicos da cantora Maysa. Compositora e intérprete, Jacqueline se apresenta pela primeira vez para o público paraense em um show de sua autoria, com produção musical de Neném Silva e produção geral de Thony Gonça e da própria artista. O espetáculo conta com a participação dos artistas Danniel Lima, Fernanda Barreto, Gercica Gessy, Neném Silva e Reginaldo Viana.
Em "Coração Febril", a cantora também dividirá o palco com músicos renomados na música paraense. Na guitarra, Neném Silva, no baixo acústico, Príamo Brandão, na bateria, Edivaldo Cavalcante e nos teclados, Renato Sinimbu. “Fazer um show é algo totalmente novo pra mim. É tenso, intenso e, incrivelmente, fascinante ao mesmo tempo”, conta a cantora que cresceu ouvindo Tom Jobim, Luiz Gonzaga e, claro, Maysa.
A artista faz uma releitura de clássicos como “Meu mundo caiu”, “Ouça” e “Hino do amor” e canta também as interpretações marcantes de Maysa. Entre elas, “Ne me quitte pas”, “Eu sei que vou te amar”, “O barquinho”, “Chega de saudade”. Na ocasião, Jacqueline lançará um EP homônimo ao show com músicas de sua autoria e inéditas. As canções fazem parte do primeiro CD da cantora a ser lançado em janeiro de 2016, chamado “Porque você me faz tão bem”. O projeto Varanda, o programa Bravíssimo e o Parque Musical, são iniciativas do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Serviço:
- Projeto “Na varanda”, dia 13, das 18h às 20h, com as convidadas Drika Chagas, Nega Suh e MC Talita Brooklyn. Entrada franca. Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha. Informações: (91) 4009-8821/ 8825.
- Programa Bravíssimo - Recital internacional de piano e voz com o casal norte-americano Carol Wilson Hill. Dia 13, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará, a partir de 19h30. Entrada gratuita. Mais informações pelo número (91) 4009-9833.
- Projeto Parque Musical apresenta o show “Coração Febril”, da cantora Jacqueline. Dia 13, às 20h, no Teatro Estação Gasômetro, Parque da Residência, na Avenida Magalhães Barata, 830, São Braz. Ingressos: R$ 10 (com meia-entrada para estudantes). Informações: (91) 98135-6164/ 4009-8721