“Por Todas Elas” leva cidadania, saúde e lazer ao bairro do Tapanã, em Belém
A ação ocorreu na Escola Estadual Aldebaro Klautau e proporcionou uma manhã de atendimentos gratuitos para moradores do bairro, com serviços de cidadania, saúde e lazer

O Governo do Pará realizou, nesta sexta-feira (12), mais uma edição do programa “Por Todas Elas”, desta vez no Tapanã, em Belém. A ação ocorreu na Escola Estadual Aldebaro Klautau e proporcionou uma manhã de atendimentos gratuitos para moradores do bairro, com serviços de cidadania, saúde e lazer.
Ao todo, foram disponibilizados mais de 30 serviços, entre eles emissão de documentos, exames de mamografia e ultrassonografia, atendimentos médicos e oftalmológicos, escolha de armação para óculos de grau, testes rápidos para detecção de doenças, vacinação e orientações de saúde. Também foram realizados serviços de estética, atividades recreativas para crianças e atendimentos de saúde voltados para pets, garantindo com que toda a comunidade fosse beneficiada.
Presente no evento, o governador Helder Barbalho destacou a proposta do programa em ampliar o acesso da população a serviços de qualidade. “O nome do programa é 'Por Todas Elas', mas o benefício é coletivo. Aqui, cuidamos das mulheres, mas também atendemos homens, crianças, idosos e até os animais de estimação. Essa é a missão do Governo: estar próximo das pessoas, oferecendo dignidade, cidadania e mais qualidade de vida a todos”, afirmou.

Vice-governadora e idealizadora do projeto, Hana Ghassan ressaltou o caráter acolhedor da iniciativa. “No Por Todas Elas, nós ouvimos, acolhemos e cuidamos. É um programa que valoriza a saúde, a cidadania e também a autoestima das mulheres. Já são mais de 160 mil atendimentos realizados em todo o Pará, e nossa meta é ampliar cada vez mais esse número, porque sabemos da importância desse contato direto com a população”, disse.
Inclusão - A ação garantiu cadastros para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), atendimentos da Defensoria Pública e da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped).
Entre as beneficiadas, a mãe atípica Geane Lobato esteve presente para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para a filha, Hadassa. Ela destacou a relevância do documento e da oportunidade proporcionada pela ação estadual. “Essa carteirinha é muito importante para a identificação das crianças atípicas. Ela ajuda no reconhecimento e garante que nossos filhos tenham acesso aos direitos que precisam no dia a dia”, ressaltou.

A dona de casa Jaqueline Pinto também aproveitou a ação para atualizar os óculos de grau e escolher uma nova armação. “Eu já estava precisando trocar de óculos há algum tempo e aqui encontrei essa oportunidade. Pude fazer o exame, escolher a armação que mais gostei e agora vou receber meus óculos novos. Esse atendimento faz toda a diferença, principalmente para nós mulheres.”, afirmou.
Já a jovem Camille Vitória, moradora do bairro Parque Verde, levou sua cadelinha de estimação, Angel, para o atendimento veterinário e cadastro para castração. “Achei muito importante o programa também pensar nos nossos animais. A Angel recebeu atendimento, vai passar pela castração e isso traz mais segurança e saúde para ela”, contou.

Números - Somente nas duas primeiras semanas de setembro, esta foi a sétima grande ação realizada pelo Governo do Estado, por meio do programa ‘Por Todas Elas’ na Região Metropolitana de Belém, com atendimentos diversos e entregas de óculos de grau a moradores de diferentes bairros.
O programa já percorreu diversos municípios em todas as regiões do Estado e soma cerca de 160 mil atendimentos desde sua criação, consolidando-se como uma política pública de inclusão, cuidado e cidadania.
“O programa 'Por Todas Elas' é um compromisso do Governo do Pará com a valorização, o cuidado e a dignidade das mulheres paraenses. Cada ação realizada representa uma oportunidade de transformação, de acesso a serviços essenciais e de fortalecimento da autoestima. É por isso que este programa tem uma importância tão grande de acolher, proteger e abrir caminhos de esperança para milhares de paraenses”, declarou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Em breve, novas ações serão realizadas e as programações podem ser consultadas por meio do Instagram oficial @seac.pa.