Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
English Version

Semas promove workshop com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí

Treinamento envolveu servidores que atuam na regularização ambiental de empreendimentos de produtos oriundos do Pará, como o açaí, cacau e outros

Por Igor Nascimento (SEMAS)
12/09/2025 13h32
Semas promoveu evento para reforçar o processo de licenciamento, por meio de estudos e análises ambientais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizou, na quinta-feira (11), o Workshop para Certificação dos Processos da Cadeia Produtiva do Açaí, em Belém. O evento, resultado da articulação entre a Semas, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra), e a empresa Xingu Fruit, objetivou reforçar o processo de licenciamento, por meio de estudos e análises ambientais, para fortalecer a cadeia produtiva do açaí.

Raul Protázio Romão, secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, destaca que o treinamento interno promove a aproximação dos servidores que atuam na regularização ambiental de empreendimentos de produtos oriundos do Pará, como o açaí, cacau, castanha do Pará, abacaxi, entre outros.

Participantes do Workshop para Certificação dos Processos da Cadeia Produtiva do Açaí, em Belém

“É necessário existir uma aproximação entre os empreendimentos e os agentes de licenciamento, para viabilizar o desenvolvimento econômico do nosso estado. Existem estudos robustos que comprovam o sucesso da internacionalização desses produtos e empreendimentos, que são importantes vetores de desenvolvimento das nossas cadeias produtivas atreladas à bioeconomia”, afirma Raul Protázio.

A Semas atua, por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA), compatibilizando o desenvolvimento econômico com a preservação ecológica, por meio da emissão de licença prévia, licença de instalação e licença de operação, que visam detectar, mitigar, monitorar ou eliminar danos ambientais.

“Essa parceria com a Xingu Fruit tem como objetivo capacitar nossos servidores sobre as diferentes certificações internacionais que são exigidas às agroindústrias paraenses que operam e comercializam açaí no mercado global, para que seja possível entender melhor os parâmetros de integridade da cadeia produtiva do açaí, qualificando assim o licenciamento e apoiando a qualidade da agroindústria do açaí do Pará, valorizando o produto de origem paraense e a força da principal bioeconomia regional”, explica o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

“O workshop interno sobre as certificações da cadeia produtiva do açaí tem como objetivo qualificar o processo de licenciamento a partir da demanda do mercado global em solicitar grandes empresas da indústria do açaí, através disso conseguimos fazer uma qualificação dos estudos e análises ambientais que estão sendo cobrados pela Semas, para realizar um licenciamento mais célere e tecnicamente qualificado, para o atendimento dessas solicitações nacionais e internacionais”, explica Rosa Luz Mendes, Coordenadora de Indústria, Comércio, Serviços e Resíduos da Semas.

A Xingu Fruit é uma indústria de beneficiamento e comercialização de polpas de frutas, tendo como seu principal produto o açaí. A empresa, localizada em Castanhal, destaca, em seu site oficial, que "oferece o essencial desses frutos preservando o sabor e a pureza de seus nutrientes". 

“Hoje o evento em parceria com a Semas foi uma oportunidade de esclarecer as demandas da empresa em relação às certificações da cadeia do açaí e o compromisso do desenvolvimento sustentável desde os produtos até a comercialização do produto”, destaca Ana Paula Moraes, gerente de Qualidade da Xingu Fruit.