Semas promove workshop com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí
Treinamento envolveu servidores que atuam na regularização ambiental de empreendimentos de produtos oriundos do Pará, como o açaí, cacau e outros

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizou, na quinta-feira (11), o Workshop para Certificação dos Processos da Cadeia Produtiva do Açaí, em Belém. O evento, resultado da articulação entre a Semas, por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra), e a empresa Xingu Fruit, objetivou reforçar o processo de licenciamento, por meio de estudos e análises ambientais, para fortalecer a cadeia produtiva do açaí.
Raul Protázio Romão, secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, destaca que o treinamento interno promove a aproximação dos servidores que atuam na regularização ambiental de empreendimentos de produtos oriundos do Pará, como o açaí, cacau, castanha do Pará, abacaxi, entre outros.

“É necessário existir uma aproximação entre os empreendimentos e os agentes de licenciamento, para viabilizar o desenvolvimento econômico do nosso estado. Existem estudos robustos que comprovam o sucesso da internacionalização desses produtos e empreendimentos, que são importantes vetores de desenvolvimento das nossas cadeias produtivas atreladas à bioeconomia”, afirma Raul Protázio.
A Semas atua, por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA), compatibilizando o desenvolvimento econômico com a preservação ecológica, por meio da emissão de licença prévia, licença de instalação e licença de operação, que visam detectar, mitigar, monitorar ou eliminar danos ambientais.
“Essa parceria com a Xingu Fruit tem como objetivo capacitar nossos servidores sobre as diferentes certificações internacionais que são exigidas às agroindústrias paraenses que operam e comercializam açaí no mercado global, para que seja possível entender melhor os parâmetros de integridade da cadeia produtiva do açaí, qualificando assim o licenciamento e apoiando a qualidade da agroindústria do açaí do Pará, valorizando o produto de origem paraense e a força da principal bioeconomia regional”, explica o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

“O workshop interno sobre as certificações da cadeia produtiva do açaí tem como objetivo qualificar o processo de licenciamento a partir da demanda do mercado global em solicitar grandes empresas da indústria do açaí, através disso conseguimos fazer uma qualificação dos estudos e análises ambientais que estão sendo cobrados pela Semas, para realizar um licenciamento mais célere e tecnicamente qualificado, para o atendimento dessas solicitações nacionais e internacionais”, explica Rosa Luz Mendes, Coordenadora de Indústria, Comércio, Serviços e Resíduos da Semas.
A Xingu Fruit é uma indústria de beneficiamento e comercialização de polpas de frutas, tendo como seu principal produto o açaí. A empresa, localizada em Castanhal, destaca, em seu site oficial, que "oferece o essencial desses frutos preservando o sabor e a pureza de seus nutrientes".
“Hoje o evento em parceria com a Semas foi uma oportunidade de esclarecer as demandas da empresa em relação às certificações da cadeia do açaí e o compromisso do desenvolvimento sustentável desde os produtos até a comercialização do produto”, destaca Ana Paula Moraes, gerente de Qualidade da Xingu Fruit.